José Meireles, 37 anos, e Sofia Constantino, de 34, formam o casal que, na passada sexta-feira, 14 de Fevereiro, teve um jantar romântico no Hotel Sana depois de ter sido o vencedor de um passatempo promovido por aquela unidade hoteleira e pela Gazeta das Caldas.
Foi com a frase “245 km vou rolar se a Gazeta me deixar, com a minha amada, ao Sana Silver Coast ir jantar” que o casal venceu o passatempo. Trata-se de uma afirmação cheia de significado para ambos já que 245 quilómetros é a distância que os separa no dia-a-dia.
Ela é das Caldas e ele de Matosinhos. Conheceram-se através da internet em 2010 e após terem trocado mensagens e contactos resolveram firmar o relacionamento que até então decorrera on-line. “Há quatro anos, por esta altura, pedi-lhe namoro e a resposta, positiva, só chegou no dia 16…”. Nesse mesmo dia José Meireles veio às Caldas firmar o enamoramento. Chegou de Expresso às 16h30 e conta que foi no Café Maratona que se viram primeira vez. Só que no dia seguinte era segunda-feira, dia de trabalho e, como tal, José Meireles teve que regressar ao Porto. Qual não foi o seu espanto ao ver que iria regressar a casa com o mesmo motorista que o trouxera. José Meireles viu-se obrigado a explicar-lhe que fora “uma visita de médico”… Apesar de breve, foi repleta de significado pois José e Sofia estão juntos, ainda que separados pela distância, desde então.
Agora José Meireles vem ter com a sua namorada às Caldas de 15 em 15 dias. Quatro anos volvidos já vem à sexta-feira e fica o fim-de-semana, mas quando começaram a namorar “só vinha ao domingo”, contou José Meireles. Nesses dias saía da Invicta às 6h30 da manhã e chegava às Caldas ao meio dia. Depois partia perto das sete da tarde “para chegar a casa à meia-noite”. Foi assim durante os primeiros seis meses. Depois começou a vir ao sábado à noite e, quando mudou de emprego, começou a ser possível vir à sexta-feira. José Meireles é decapador químico e a sua empresa trabalha para os ramos automóvel e ferroviário.
“O meu sonho era vir morar para cá”, disse José Meireles que não perde a esperança de se juntar à sua namorada. Sofia Constantino está actualmente a tirar um curso de Cozinha e Pastelaria – através do IEFP – e também anseia que o seu namorado possa vir para junto de si. Nem todos os casais aguentam manter o relacionamento à distância. Como fazem? “É tudo através do telemóvel e do Facebook e gostamos um do outro. É preciso aquela força de vontade”, disseram. Meireles adora vir ter com a sua namorada, já não passa sem ler a Gazeta das Caldas, que Sofia compra todas as semanas e guarda para ele ler. Também gosta de ir à Praça onde já conhece vários vendedores e onde adquire arranjos florais, fruta e queijos que os seus colegas do Porto já lhe encomendam.
Quando chega à Invicta, Meireles passa sempre pela casa do seu pai pois este não prescinde dos doces e bolos que Sofia Constantino lhe envia, através do seu filho, seu namorado.
N.N.









