Páscoa no Bombarral com actividades e refeições gratuitas

0
529

IMG_5000_2Durante as férias da Páscoa meia centena de crianças do Bombarral puderam participar em várias actividades, dividas por vários locais, e fazer as suas refeições gratuitamente.
O projecto DAR (Desporto, Actividades e Refeições) é uma organização da Câmara do Bombarral, implementado desde o ano passado e que tem como objectivo apoiar as famílias com maiores dificuldades e, ao mesmo tempo, ocupar as suas crianças durante todas as férias escolares de forma activa e pedagógica.
Desta vez a iniciativa contou com a inscrição de 50 crianças que, entre os dias 7 e 11 de Abril, tiveram oportunidade de participar em várias actividades desportivas, lúdicas e pedagógicas.
Ao nível desportivo as actividades foram orientadas por Hélder Ventura e dividiram-se entre o ginásio do Centro Escolar do Bombarral, a piscina e a Mata Municipal.
Ao longo da semana, as crianças puderam ainda participar em dois ateliers de trabalhos manuais, orientados por Marina Pinheiro e Daniela Hermenegildo, docentes no projecto municipal “Universitários 50+”.
Com a ajuda das duas voluntárias, foram desafiados a criar, com alguns materiais reciclados, um suporte de canetas e lápis alusivo à Páscoa, bem como um coelho com íman para poderem colocar na porta do frigorífico.
Os participantes foram igualmente familiarizados com a arqueologia, aprendendo a distinguir alguns tipos básicos de sedimento que podem ser encontrados em contexto de escavação, e até descobrindo como deve ser utilizado o colherim ou outras ferramentas de campo usadas pelo arqueólogo.
Os mais novos puderam também fazer uso da pedra talhada (lascas em sílex) para descascar maçãs, e para os mais velhos o desafio passou pelo contacto com ossos frescos de animal, utilizando a pedra talhada para descarnar os fragmentos. A iniciativa foi orientada pela arqueóloga municipal Cláudia Manso.
Na última manhã, os participantes receberam a visita de Joana Nogueira, docente em regime de voluntariado, da disciplina “50+ Palavras – Oficina de Escrita e Leitura” do projecto “Universitários 50+”. Com a ajuda de alguns dos alunos que frequentam esta disciplina, Joana Nogueira convidou as crianças a puxar pela imaginação, escrevendo, em 18 linhas, um pequeno texto relacionado com a Páscoa. Algumas delas leram a sua história à frente dos colegas.

P.A.

- publicidade -