Francisca van Dunem, ministra da Justiça, elogiou esta terça-feira em Alcobaça a reconversão da antiga escola primária da cidade no Juízo de Família e Menores, inaugurado em Setembro do ano passado.

As declarações foram proferidas numa visita à Comarca de Leiria e a ministra apontou o aproveitamento do espaço como “um exemplo da recuperação do património edificado público para melhor servir as populações”.

“O facto deste edifício ter sido uma escola primária retira-lhe um certo peso institucional associado a um tribunal, tornando este espaço muito mais acolhedor. Trata-se de um modelo que pode e deve ser replicado no país, quer pelo Ministério da Justiça quer por outras pastas governativas”, continuou a ministra, citada em nota de imprensa pelo município alcobacense.

- publicidade -

De visita à Comarca de Leiria, Francisca Van Dunem visitou pela primeira vez as instalações requalificadas do Juízo de Família e Menores e Juízo Local Cível de Alcobaça.

O Presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, destacou precisamente “o ganho de uma nova valência judicial para os concelhos de Alcobaça e Nazaré, que representa um serviço de maior proximidade para os nossos concidadãos”. O autarca realçou que o município defendeu sempre a instalação do Tribunal de Família e Menores naquele espaço, “quer pelo potencial arquitectónico, quer pela sua simbologia pedagógica”.

- publicidade -