Um buraco numa parede, feito através de um edifício abandonado na rua Sebastião de Lima, foi o suficiente para assaltar a ourivesaria Plácido, na rua Coronel Andrada Mendoça durante o passado fim-de-semana.
O proprietário da ourivesaria, Augusto Plácido, só deu pelo assalto na segunda-feira de manhã, quando entrou no estabelecimento e deparou-se com a falta da maior parte das peças que tinha à venda e do buraco por onde entraram os ladrões, depois de deslocarem um mini-frigorífico. “Ao abrir a porta às 9h00 encontrei tudo espalhado no chão e vi o buraco que eles fizeram na parte de trás da ourivesaria. Como é um edifício abandonado por trás, eles puderam trabalhar à vontade”, contou, à Gazeta das Caldas.
Segundo Augusto Plácido, os ladrões levaram praticamente tudo o que havia à venda (peças em ouro e prata e dinheiro), excepto relógios e outros artigos menos valiosos. “Tiveram tempo para levar só o que lhes interessava”, referiu. O valor total do prejuízo é de 100 mil euros e a ourivesaria já não tinha seguro. Desiludido com o que lhe aconteceu, o ourives dificilmente voltará a vender peças em ouro e prata, querendo apostar agora apenas nos seus trabalhos de consertos. Como já é habitual, a PSP esconde as informações destes assaltos no relatório diário de ocorrências que envia para a comunicação social.
Há cerca de um ano e meio, em Novembro de 2012, a mesma ourivesaria tinha sido assaltada durante o dia por dois indivíduos que agrediram Augusto Plácido com um murro na cara, mas acabaram por fugir sem levar nada. Os alegados autores dessa tentativa de assalto acabariam por serem detidos no dia seguinte em Setúbal, onde terão assaltado também uma loja de compra de ouro. No entanto, segundo Augusto Plácido, o caso ainda estará por resolver e ainda terá que pagar 250 euros em tratamentos hospitalares de urgência, motivados pela agressão que sofreu.
Jovem de 17 anos apanhado em veículo roubado

Um jovem de 17 anos foi detido na madrugada de 3 de Março, às 0h10, depois de ter sido furtado um automóvel. Depois de ter sido interceptado pela PSP, o ladrão, já referenciado por este tipo de furtos, tentou fugir, mas acabaria por ser detido. Durante a detenção ainda agrediu o agente da PSP com uma cotovelada na barriga. O veículo, avaliado em 800 euros, já foi devolvido ao seu  proprietário.
Nos dias 2 e 3 de Março a PSP caldense também recuperou outras duas viaturas que tinham sido furtadas durante a semana passada. O roubo de automóveis que posteriormente são abandonados na via pública tem sido uma constante nos últimos anos.
A 24 de Fevereiro foi assaltada uma viatura no Bombarral, de onde levaram documentos pessoais. Na mesma localidade assaltaram ainda um armazém. No dia seguinte foram assaltadas quatros casas, em Salir de Matos, São Mamede, Moita do Gavião e no Baleal. Foram ainda assaltados seis veículos, nas Caldas, Salir de Matos, Óbidos, Baleal, São Martinho do Porto e Marmeleira.
A 25 de Fevereiro a polícia das Caldas apreendeu num snack-bar quatro máquinas de jogo de fortuna ou azar, considerados ilegais. Durante a operação a proprietária do estabelecimento, de 66 anos, foi identificada e acabaria por ser constituída arguida.
No dia 26 de Fevereiro continuaram os furtos a residências, um em Fervença (Alcobaça) e outro no Landal. Foram ainda assaltadas três viaturas, em São Martinho, Lavradio e Foz do Arelho. Nos Vidais foi roubada uma viatura. Em São Mamede (Bombarral) assaltaram um armazém, de onde levaram metais não preciosos e uma bomba de água. Em Charneca Rio Seco (Benedita) roubaram estruturas de ferro de uma pecuária.
No dia 27 foi furtada uma viatura no Bombarral e houve furtos a dois veículos, em Tornada e Porto de Lobos (Atouguia da Baleia). Em Salir de Matos assaltaram uma casa e na Ribafria (Peniche) um estabelecimento comercial.
Na Lagoa de Frei João (Benedita), a 28 de Fevereiro, foi roubada uma grua articulada.
Uma idosa de 68 anos foi vítima de uma burla na Boavista (Alcobaça), a 1 de Março, tendo ficado sem 2300 euros. O burlão fez-se passar por familiar da vítima e conseguiu entrar na casa desta, furtando o dinheiro e fugindo. No mesmo dia furtaram uma bicicleta na Benedita.
Um carro foi roubado a 2 de Março no Nadadouro. Nesse dia houve um furto de uma carteira com documentos e 35 euros em dinheiro, tendo o ladrão, posteriormente, conseguido levantar no Multibanco 400 euros da conta bancária da vítima do furto. No Santuário do Bom Jesus (Carvalhal) furtaram uma carteira com 60 euros e documentos.
A 27 de Fevereiro a GNR deteve na Nazaré um homem de 38 anos com uma taxa de álcool no sangue de 2,16 gr/l.
Na noite de 28 de Fevereiro, às 23h00, a PSP de Peniche deteve um condutor de 51 anos, interveniente num acidente de viação, com 2,13 gr/l.
A 1 de Março, às 21h35, a PSP das Caldas deteve um condutor com 33 anos por conduzir com 1,59 gr/l. No dia 2, na Benedita, a GNR deteve um condutor com 1,31 gr/l.
Numa operação STOP durante o fim-de-semana a GNR das Caldas fiscalizou 66 condutores, tendo apanhado 15 com excesso de álcool, dos quais quatro foram detidos por terem taxas entre 1,33 gr/l e 1,95 gr/l.
Na madrugada de 4 de Março, às 5h58, foi detida em Peniche uma jovem de 23 anos com uma taxa de álcool no sangue de 1,45 gr/l.
De 24 de Fevereiro a 2 de Março a GNR das Caldas registou na área do seu destacamento territorial um total de 17 acidentes, dos quais não resultaram feridos.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -
- publicidade -