Mais de 200 caldenses nas comemorações da Batalha da Redinha

0
754

Mais de duas centenas de caldenses participaram, no passado dia 16 de Março, nas comemorações dos 203 anos da Batalha da Redinha (Pombal), que teve lugar em 12 Março de 1811 durante as invasões francesas, e que foram comissariadas por Mário Lino pelo sétimo ano consecutivo.
Este ano a efeméride teve como grande tema a paz e começou, logo de manhã, com uma caminhada pela localidade, nomeadamente pela nascente do Rio Anços. O percurso de oito quilómetros reuniu cerca de 200 pessoas, grande parte delas do Grupo de Caminheiros das Caldas da Rainha e Óbidos. Seguiu-se um passeio de bicicletas antigas, onde participaram diversos elementos do grupo Amigos da Natureza, do Campo, trajados a rigor.
Na praça principal da Redinha esteve patente durante todo o dia uma mostra de antiguidades e doces conventuais, onde participaram também oito comerciantes e coleccionadores caldenses com os seus produtos.
“Foi um dia maravilhoso, em que não só recordámos momentos da batalha mas, acima de tudo, reflectimos sobre a paz e pudemos lembrar que grandes líderes políticos e religiosos que conseguiram feitos sem dar um único tiro”, sintetizou Mário Lino à Gazeta das Caldas.
A organização destas comemorações foi da Junta de Freguesia da Redinha, com o apoio da Câmara de Pombal e do Museu do Ciclismo das Caldas da Rainha.
F.F.

- publicidade -