O jovem Marco Falacha, de 15 anos, recebeu no passado dia 4 de Abril uma cadeira de rodas eléctrica adaptada, durante um espectáculo que encerrou a semana cultural da Escola Básica de Santa Catarina. A recepção deste equipamento foi o culminar de uma campanha dinamizada pela biblioteca escolar, através do projecto “Mão Amiga, Escola Activa”.
Desde Outubro do ano passado que têm vindo a ser feitas diversas iniciativas de angariação de fundos, entre elas um espectáculo de ilusionismo, a participação num programa televisivo e a venda de camisolas e lápis, que permitiram obter os cerca de 10 mil euros necessários para comprar a cadeira.
O jovem de 15 anos frequenta o 6º ano de escolaridade e é acompanhado pela equipa de professores de Ensino Especial da escola. Vive com os tios e mais dois irmãos que também frequentam aquele estabelecimento de ensino.
“O Marco está muito feliz e nós também porque conseguimos realizar o seu sonho”, disse à Gazeta das Caldas Eudora Pereira, professora coordenadora da biblioteca escolar. A responsável, que foi uma das dinamizadoras da acção Uma Cadeira para o Marco, acrescentou ainda que este equipamento permitirá ao jovem ter mais autonomia e qualidade de vida.
O próximo passo será tentar conseguir apoios para que o jovem possa ter tratamentos de fisioterapia.
O projecto “Mão Amiga, Escola Activa” ajuda também famílias carenciadas, com a recolha de alimentos e roupas.
F.F.









