Estão abertas as inscrições no Cencal para uma nova edição do Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) de Cerâmica Criativa.
Esta formação destina-se a adultos a partir dos 23 anos com o 12º ano completo e vai decorrer em horário diurno entre 9h00 e as 17h00. Os formandos terão direito a bolsa de formação, subsídio de transporte, almoço e possibilidade de alojamento no Cencal, de acordo com a legislação em vigor.
O curso pretende qualificar ceramistas com competências “para conceber, desenvolver e executar peças de cerâmica de cariz artístico e utilitário, bem como para proceder à gestão básica de um atelier”, explica nota informativa daquele centro de formação.
Em Março terá início um curso de Azulejaria Portuguesa – Renascimento e Estilo Maneirista e, a partir de Abril, outra acção dedicada à Modelação em Gesso. Esta terá lugar às quartas-feiras durante todo o dia. Também em Abril decorrerá mais uma acção do ciclo Mestres Barristas e outra de formação em Modelação Cerâmica no que respeita à Cabeça Humana.
Em Março vão abrir formações nas áreas de Atendimento Comercial, Contabilidade, Código de Contas e Normas Contabilísticas, Legislação Laboral, Auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade, Liderança e Trabalho em equipa e Técnicas de Socorrismo. Entre outras acções estão a Criação e Gestão de um Site na Internet, Gestão do Tempo e Organização do Trabalho e Gestão Ambiental.
CQEP substitui CNO
O Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP), atribuído ao Cencal, já está a receber pré-inscrições. Os CQEP são estruturas que visam apoiar jovens e adultos (activos e desempregados) na escolha de um projecto pessoal de qualificação escolar e profissional para (re)integração no mercado de trabalho. Presta também apoio às empresas na qualificação dos seus recursos humanos.
Estes centros, que substituem os CNOs (Centros Novas Oportunidades) visam apoiar jovens com idade igual ou superior a 15 anos ou, independentemente da idade, a frequentar o último ano de escolaridade do ensino básico, ou adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e competências.
O CQEP do Cencal está reconhecido para realizar RVCC profissional e de dupla certificação (escolar e profissional em simultâneo). Há uma série de áreas de intervenção que vão desde os Audio-Visuais e Multimédia, passando pela Artesanato, Comércio, Informática, Vidro, Madeiras ou ainda o Apoio a Crianças e Geriatria.
O centro de formação caldense divulgou que recebeu em 2013 mais de uma centena de acções, que decorreram em 210 mil horas de formação e que envolveram cerca de 1550 formandos. Ao todo, o Cencal ultrapassou em 47% o número de acções previstas com mais 23% de formandos dos que estavam inicialmente programados.
No conjunto total das acções nas Caldas da Rainha, Alcobaça e Marinha Grande, este centro realizou 211 acções de formação com 3.374 formandos, com um volume de formação de quase 350 mil horas.
Desde que foi criado, em 1981, este centro de formação já foi frequentado por cerca de 50 mil formandos, de várias zonas do país e também de alguns países estrangeiros.
N.N.









