Na semana passada o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR das Caldas da Rainha fez várias buscas domiciliárias relativas a dezenas de roubos com recurso à violência no Baleal e de furtos a casas na região caldense.
Três jovens, com idades entre os 17 e os 19 anos, acabaram por serem constituídos arguidos, na manhã do dia 9, por alegados roubos no Verão de 2013 na zona da praia do Baleal, em Peniche.
A acção envolveu três buscas que possibilitaram apreender muitos artigos provenientes de roubos e furtos: uma câmara subaquática de alta definição, um cachimbo de água, um fato de surf, um fato de bodyboard, dois televisores, um MP3, uma coluna com leitor de cartões MP3, uma mochila com documentos de identificação, um casaco, uma espingarda de pesca submarina, um conjunto de óculos e respiradouro de pesca submarina, quatro telemóveis, uma mala tiracolo e uma consola.
Segundo o capitão Hugo Carneiro, comandante do destacamento da GNR das Caldas, houve dezenas de queixas por roubos, na maioria dos quais houve agressões às vítimas. Os ladrões abordavam as pessoas, principalmente durante a noite quando estas regressavam dos bares para os locais onde estavam alojados.
Dois dias depois o NIC fez uma busca domiciliária na Quinta do Freixo (Landal) onde encontrou material oriundo de vários furtos a casas na região. De acordo com o capitão Hugo Carneiro, o suspeito dos assaltos, um indivíduo de 22 anos, já foi constituído arguido e a GNR irá continuar a investigar este caso, que poderá envolver mais pessoas e outros assaltos.
Na madrugada de 13 de Abril a GNR de Peniche deteve dois jovens, de 20 e 21 anos, por furto de chapas de matrículas. A detenção foi feita em flagrante delito, na praia do Baleal, na altura em que os suspeitos tinham acabado de arrancar chapas de matrículas de veículos ali estacionados.
Uma mota, avaliada em 150 euros, que tinha sido furtada a 12 de Abril, em Alcobaça, foi recuperada no dia seguinte.
A GNR de Rio Maior deteve, na noite de 13 de Abril, um indivíduo suspeito de roubo no parque de estacionamento de um hipermercado. O ladrão agarrou uma mulher pelo pescoço e retirou-lhe as chaves da viatura da mão, tendo fugido a grande velocidade. Alertados, os militares acabaram por localizar o veículo roubado numa área de serviço da A1 e deter o condutor que ainda tentou fugir assim que se apercebeu que estava a ser seguido.
Um homem de 45 anos foi detido pela PSP das Caldas, às 19h00 de 8 de Abril, por conduzir, sem carta, um carro. No dia seguinte um indivíduo de 25 anos foi detido, também nas Caldas, por conduzir, sem carta, uma mota. Na noite de 10 de Abril a PSP de Peniche deteve um homem com 55 anos, por conduzir com excesso de álcool (2,69 gr/l).
Na noite de 11 de Abril, pelas 19h05 a PSP das Caldas deteve um homem com 52 anos, por condução ilegal de uma viatura. No dia seguinte, às 17h50, foi detido em Alcobaça um condutor de 48 anos com 1,50 gr/l.

Páscoa Segura 2014

Na madrugada de 13 de Abril, às 3h20, foi detido nas Caldas um condutor de 55 anos com 1,38 gr/l.
Até 20 de Abril a PSP está a desenvolver diversas acções policiais, no âmbito da operação “Páscoa em Segurança 2014”. Esta iniciativa, desenvolvida a nível nacional, pretende diminuir os índices de criminalidade e sinistralidade rodoviária durante esta época festiva.
O comando distrital da PSP de Leiria anunciou que irá adequar e concentrar a sua capacidade operacional, de forma a incrementar o sentimento de segurança dos cidadãos nas áreas comerciais, turísticas e sistemas de transporte públicos ou outros locais de grande concentração de pessoas.
Aumentaram também as acções de fiscalização de trânsito, especialmente nas principais saídas e entradas dos centros urbanos, nos períodos de maior fluxo de trânsito e em zonas de diversão nocturna.
Por razões de reestruturação interna na GNR das Caldas, esta semana não recebemos atempadamente as ocorrências policiais relativas à área deste destacamento territorial.

- publicidade -

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -