Espaço Abril junta várias actividades culturais, políticas e cívicas

0
809

A sede do Clube de Leitura Empenhada do Oeste (CLEO), dinamizado pelo ex-deputado municipal do BE, Fernando Rocha, no nº 53 da rua de Camões, é um espaço polivalente onde haverá debates, uma galeria de arte e uma editora de livros, entre outras propostas.

A inauguração do Espaço Abril teve lugar no fim-de-semana de 7 a 9 de Março, durante o qual decorreram vários debates, uma exposição e um recital de poesia, acompanhado ao piano com Fernando António Santos.
Esteve patente a exposição “A Filantropia e o ADN dos Criminosos”, da autoria do artista plástico Viriato Silveira. O professor de Belas Artes apresentou uma série de esculturas e pinturas, entre outros trabalhos, numa mostra onde fez a sua crítica às praxes académicas .
No âmbito do CLEO, Fernando Rocha quer criar uma editora, com o nome Mistura Grossa (título do seu blogue), através do qual pretende editar livros de autores desconhecidos. Para já, foi-lhe entregue um manuscrito com as memórias de António da Silva Carvalho, antigo funcionário da CP, que nasceu em 1921, e irá editar os seus próprios livros
Entretanto lançou também o jornal-oeste.com, um outro blogue cujo autor pretende que se torne um jornal digital.
Com toda esta actividade cultural pretende também divulgar o que de melhor se faz nas Caldas, estabelecendo uma ligação com o Parque e promovendo visitas turísticas à região.
Assumindo-se da “esquerda pura”, Fernando Rocha salienta também o carácter político do espaço que criou. O 25 de Abril de  e o 1º de Maio serão datas a comemorar, estando previstas várias sessões de debate relacionadas com estas efemérides a realizarem-se nos próximos meses.
Apoio fiscal e jurídico a pessoas carenciadas
Segundo Fernando Rocha, que trabalhou para a Direcção-Geral dos Impostos, na sede do CLEO funcionará também uma delegação da Associação de Aposentados da Função Pública e Subscritores da Caixa Geral de Aposentações, criada nas Caldas, mas cuja sede é em Lisboa. Esta associação tem actualmente cerca de 100 sócios, de todo o país.
O espaço tem ainda uma parceria com o Cofre de Previdência dos Funcionários e Agentes do Estado, uma associação mutualista centenária que tem mais de 50 mil sócios. “Vamos organizar aqui algumas sessões de divulgação do Cofre”, referiu Fernando Rocha, que já foi candidato à presidência daquela entidade.
Outra colaboração será com o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, através do qual será criado “um centro de ajuda para as pessoas carenciadas, onde possam tratar de questões fiscais e jurídicas”.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

A sede do Clube de Leitura Empenhada do Oeste (CLEO), dinamizado pelo ex-deputado municipal do BE, Fernando Rocha, no nº 53 da rua de Camões, é um espaço polivalente onde haverá debates, uma galeria de arte e uma editora de livros, entre outras propostas.A inauguração do Espaço Abril teve lugar no fim-de-semana de 7 a 9 de Março, durante o qual decorreram vários debates, uma exposição e um recital de poesia, acompanhado ao piano com Fernando António Santos.Esteve patente a exposição “A Filantropia e o ADN dos Criminosos”, da autoria do artista plástico Viriato Silveira. O professor de Belas Artes apresentou uma série de esculturas e pinturas, entre outros trabalhos, numa mostra onde fez a sua crítica às praxes académicas .No âmbito do CLEO, Fernando Rocha quer criar uma editora, com o nome Mistura Grossa (título do seu blogue), através do qual pretende editar livros de autores desconhecidos. Para já, foi-lhe entregue um manuscrito com as memórias de António da Silva Carvalho, antigo funcionário da CP, que nasceu em 1921, e irá editar os seus próprios livrosEntretanto lançou também o jornal-oeste.com, um outro blogue cujo autor pretende que se torne um jornal digital.Com toda esta actividade cultural pretende também divulgar o que de melhor se faz nas Caldas, estabelecendo uma ligação com o Parque e promovendo visitas turísticas à região.Assumindo-se da “esquerda pura”, Fernando Rocha salienta também o carácter político do espaço que criou. O 25 de Abril de  e o 1º de Maio serão datas a comemorar, estando previstas várias sessões de debate relacionadas com estas efemérides a realizarem-se nos próximos meses.Apoio fiscal e jurídico a pessoas carenciadas
Segundo Fernando Rocha, que trabalhou para a Direcção-Geral dos Impostos, na sede do CLEO funcionará também uma delegação da Associação de Aposentados da Função Pública e Subscritores da Caixa Geral de Aposentações, criada nas Caldas, mas cuja sede é em Lisboa. Esta associação tem actualmente cerca de 100 sócios, de todo o país.O espaço tem ainda uma parceria com o Cofre de Previdência dos Funcionários e Agentes do Estado, uma associação mutualista centenária que tem mais de 50 mil sócios. “Vamos organizar aqui algumas sessões de divulgação do Cofre”, referiu Fernando Rocha, que já foi candidato à presidência daquela entidade.Outra colaboração será com o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, através do qual será criado “um centro de ajuda para as pessoas carenciadas, onde possam tratar de questões fiscais e jurídicas”.
Pedro Antunespantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -