O lar do Montepio e o infantário do Colégio O Brinquinho, nas Caldas da Rainha, já contabilizam 38 casos, informou o presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, em declarações à TVI.
No lar do Montepio, o autarca esclareceu que uma segunda ronda de exames foi realizada entre funcionários e utentes da instituição, após terem surgido sintomas em pessoas que tinham testado negativo na primeira bateria de testes à totalidade dos 59 funcionários e 59 utentes.
Esta nova ronda de testes acusou positivo em dois funcionários e 16 utentes elevando o total, respectivamente, para 3 funcionários e 23 utentes. Estes novos casos já conduziram à aplicação de novas medidas de contingência, nomeadamente com a separação dos utentes em três áreas, explicou Tinta Ferreira. Numa secção estão isolados os utentes infectados, noutra estão os que, tendo testado negativo, tiveram contacto com os infectados, e numa terceira estão os restantes. Foram ainda deslocalizados 10 utentes com duplo negativo do Lar para a Casa de Saúde do Montepio.
Foram ainda destacados colaboradores de várias IPSS do concelho para a Casa de Saúde do Montepio para reforçar a equipa daquela valência.
Tinta Ferreira referiu ainda que nenhum dos doentes está hospitalizado. Os utentes continuam no Lar, enquanto os funcionários estão nas suas casas.
Quanto à situação na creche do Colégio O Brinquinho, após o surgimento de três casos, numa criança e em duas colaboradoras, foram realizados mais 40 testes a crianças, familiares e colaboradores. Actualmente há cinco crianças infectadas, três colaboradores e quatro familiares. Tinta Ferreira adiantou que já começaram a chegar alguns resultados, até agora todos negativos.









