O chefe Yves Granmottet foi o autor da ementa dedicada à gastronomia francesa servida a 21 de Março na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito da Festa da Francofonia, uma iniciativa organizada pela Alliance Française das Caldas da Rainha.
O cozinheiro francês contou com a colaboração dos alunos do curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria, na confecção dos pratos, e dos finalistas do curso Restauração e Bebidas e de Técnicas de Cozinha no serviço à mesa, tal como é habitual nas ementas especiais dos almoços de sexta-feira daquela escola.
A ementa teve como entrada foie gras com brioche e geleia moscatel, seguindo-se uma sopa de cebola tradicional com crosta de queijo comté. Os pratos principais foram filete de pregado à unilateral e manteiga aromatizada com cogumelos, e naco de novilho com molho à bordalesa, batata gratinada e ervilhas. A sobremesa foi uma tarte tatin (uma tarde virada ao contrário que é uma especialidade francesa) quente com gelado de baunilha e crocante caramelizada. Todos os pratos foram acompanhados com vinhos franceses.
Maria do Carmo Brandão, directora da Alliance Française das Caldas e de Santarém, salientou os bons resultados da parceria estabelecida, desde o ano passado, entre as duas escolas, e disse que irá continuar a contar com a EHTO para futuros eventos.
Daniel Pinto, director da escola, também realçou os bons resultados da parceria estabelecida com a Alliance Française para a realização da Festa da Francofonia. “Ao longo de toda a semana tivemos diversas iniciativas culturais a decorrer aqui na nossa escola, com poesia, música, teatro e cinema”, para além da gastronomia.
Durante essa semana, no restaurante de aplicação da EHTO, esteve em destaque a gastronomia de vários países francófonos: Andorra, Marrocos, Argélia, Tunísia, Suíça, Bélgica e Senegal. Neste último caso, no dia 20, participou um chef de cozinha senegalês.
Na tarde de 21 de Março decorreu ainda um workshop sobre aguardentes francesas (Cognac e Armagnac) e a da Lourinhã. Estas são as únicas regiões demarcadas de aguardente no mundo. “Procurámos assinalar as ligações que existem, a este nível, entre Portugal e França”, revelou Daniel Pinto.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt
Alunas da EHTO finalistas em concurso europeu
Três alunas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste vão representar Portugal no concurso anual da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo, a ter lugar em Novembro de em Belgrado (Sérvia).
Este é o resultado da melhor participação de sempre da EHTO no concurso Inter-Escolas, que decorreu em Coimbra a 18 e 19 de Março, no qual participaram 14 estabelecimentos do Turismo de Portugal.
Mónica Santos e Ângela Rolo, alunas do 2º ano do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, venceram, respectivamente, os concursos de barrista e de bar. Sofia Fialho, do 2º ano do curso de Operações Turísticas e Hoteleiras, foi a vencedora do concurso de Turismo. Para além das três premiadas, participaram ainda cinco alunos da escola do Oeste.
P.A.









