A Autoridade Marítima Nacional emitiu esta sexta-feira um alerta para a ocorrência de uma subida abrupta do nível da água do mar ao longo da orla costeira de Portugal Continental, que se manterá no fim-de-semana.

Segundo aque entidade, “observou-se nas últimas horas uma sobrelevação pouco habitual do nível médio do mar”. Apesar de a incidência ser maior na costa do Algarve e ao longo da marginal de Cascais e Ribeira das Naus, em Lisboa, o fenómeno ocorre em todo o país e tem especial relevo igualmente no Oeste.

A previsão do Instituto Hidrográfico, da Marinha portuguesa, aponta para um pico de 3,9 metros de altura em no pico da preia-mar, atingido este sábado por volta das 17h00, no porto de Peniche, certa de um metro acima do nível habitual.

- publicidade -

A Autoridade Marítima ​explica que se trata de um fenómeno natural e comum nesta época do ano, “que resulta da combinação das marés vivas equinociais (as maiores do ano) com um efeito de empilhamento (acumulação) das massas de água oceânicas junto à costa por acção de vento e agitação marítima forte provenientes de sudoeste”.

As marés vivas ficam por vários dias. No domingo a maré atingirá 3,7 metros no período da tarde e 3,5 metros na segunda-feira, dissipando-se nos dias seguintes.

“Esta subida abrupta do nível do mar pode fazer com que se verifiquem inundações, particularmente nas regiões expostas à agitação marítima, podendo a água alcançar, num curto espaço de tempo, zonas aparentemente seguras”, alerta a Autoridade Marítima, que recomenda à população que assuma uma postura preventiva junto à costa, nas praias e em zonas expostas à agitação marítima, “não se expondo desnecessariamente ao risco”.

- publicidade -