A dor lombar é uma das patologias mais frequentes na população mundial. Cerca de 60 a 90% das pessoas sente, ou vai sentir dor nesta região pelo menos uma vez na vida. A dor lombar tem consequências muito significativas, não só para a própria pessoa, mas também de uma perspectiva económica, pois de todas as queixas músculo-esqueléticas é a principal causa de incapacidade e absentismo no trabalho.
A dor surge mais frequentemente na transição da lombar com o sacro (na parte mais inferior da coluna), e pode irradiar para outros locais nomeadamente para os membros inferiores. A dor pode aumentar quando o doente adopta determinada posição, pelo movimento ou pela imposição de uma carga externa (por exemplo durante o levantamento de pesos). A dor pode ser contínua ou intermitente e o primeiro episódio normalmente ocorre entre os 20 e os 55 anos de idade.
A Fisioterapia tem um papel fundamental neste tipo de patologia, começando pela prevenção. Uma avaliação postural pode detectar com antecedência pontos fracos, que deverão ser trabalhados de forma a não evoluírem negativamente, provocando assim dor. Posturas incorrectas em actividades do dia-a-dia que fazemos com repetição podem provocar sintomas importantes. A avaliação da mobilidade e do equilíbrio muscular da coluna é também essencial. Uma coluna pouco móvel dificulta os movimentos, mas por outro lado a mobilidade em excesso também não é aceitável, uma vez que tem de haver um equilíbrio entre a mobilidade e a estabilidade proporcionada pelos músculos. Esses músculos funcionam como uma cinta que suporta a coluna permitindo realizar os movimentos de forma controlada e segura prevenindo assim eventuais lesões.
A maioria das pessoas recorre à Fisioterapia quando já têm dor, logo o alívio dos sintomas será o objectivo principal nestes casos e posteriormente a resolução da causa do problema. Para o alívio da sintomatologia recorre-se a diversas técnicas que permitem a diminuição da tensão muscular e o aumento do espaço e mobilidade articular. Após a resolução dos sintomas e da descoberta da causa do problema procede-se à manutenção dos ganhos. A dor lombar tem tendência a aparecer novamente após determinado período de tempo se o utente deixar de ser acompanhado. A prescrição de exercícios em caso de disfunção muscular, a utilização de Reeducação Postural Global (RPG) para manter a postura mais correcta durante as diversas actividades entre outras abordagens, vão permitir ao utente manter os resultados.
A intervenção de outros profissionais de saúde neste processo será fundamental, visto que o trabalho em equipa, com o principal objectivo do bem-estar do utente aumenta exponencialmente a possibilidade de um resultado positivo e duradouro. A dor lombar tem um grande impacto na qualidade de vida do utente nas suas diferentes dimensões: biológica, psicológica e social, desta forma, procure ajuda e contacte um Fisioterapeuta.

Alexandra Silva
clinicadosanjos@hotmail.com

- publicidade -