Manter, restaurar e promover a melhoria da função e aptidão física, bem-estar e qualidade de vida dos animais de estimação são os objectivos da Rehabvet, uma empresa criada por dois jovens caldenses.
“Nós conseguimos reabilitar animais que já não andam ou que tenham grandes dificuldades em fazê-lo”, explicou a médica veterinária Ana Margarida Ribeiro, de 29 anos, que em conjunto com Tiago Ribeiro, de 27, decidiu apostar numa área ainda pouco explorada no nosso país e, principalmente, na região, mas que tem resultados “muito positivos e imediatos”.
Embora a maioria dos casos sejam de cães ou gatos com uma idade avançada com dificuldades de locomoção, o casal trata também de animais que tenham sofrido alguma intervenção cirúrgica e acompanham cães de competição.
Ana Margarida Ribeiro licenciou-se em Medicina Veterinária em Lisboa em 2009 e fez uma tese de mestrado sobre displasia da anca em cães. Durante a sua investigação acabou por tomar mais contacto com a área da fisioterapia animal que, nestes casos, surge no período pós-cirúrgico.
Entretanto, esteve quatro anos a trabalhar em clínicas veterinárias na região e durante esse tempo participou em congressos onde começou a aprender mais sobre aquela área. Em 2013 concluiu um Curso de Fisioterapia e Reabilitação Animal (CCRP – Canine Certified Rehabilitation Practitioner) da Universidade do Tennessee, em Palma de Maiorca (Espanha), com Renata Diniz, considerada uma das melhores especialistas da área no mundo.
Embora tenha também feito uma pós-graduação em medicina interna, Ana Margarida Ribeiro não tem dúvidas de que o que gosta mesmo de fazer é reabilitação física animal.
Tiago Ribeiro formou-se como técnico de gás, área em que trabalhou durante vários anos, e depois tornou-se piloto de aviões numa empresa em Santa Cruz.
“Todo o projecto foi pensado pela Ana”, explicou Tiago Ribeiro, confessando ter ficado entusiasmado com a ideia desde o início. De tal forma que fez um curso de Técnicas de Reabilitação Animal, para poder também colaborar.
A Rehabvet tem uma parceria com o Centro Veterinário de Berna, em Lisboa, onde também realiza consultas e tratamentos. É lá que será feito o internamento dos animais, quando necessário (a empresa assegura o transporte), e ficará instalada a passadeira aquática (necessária para certos tratamentos) que a Rehabvet adquiriu. A aquisição desse equipamento foi o investimento mais elevado (cerca de 30 mil euros) que o casal fez no início deste negócio, embora tenham preferido não dizer quanto gastaram no total.
Ana Margarida Ribeiro quer continuar a morar nas Caldas onde pretende centrar a sua actividade. Os tratamentos podem ser feitos nas clínicas veterinárias caldenses ou dos arredores, com quem já têm contactos.
“Não queremos sair das Caldas, a qualidade de vida não se compara há de Lisboa”, comentou Ana Margarida Ribeiro.
As marcações podem ser feitas através dos tel. 914048011 e 218299810, ou dos emails geral@centroveterinárioberna.pt e centrorehabvet@gmail.com.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -