Metalomecância da Lourinhã constrói prensa gigante

0
1380

2014-03-14-10_23_08A Louritex, uma empresa da Lourinhã, construiu uma prensa fixa de 700 toneladas, com 2500 toneladas de força de corte, que será enviada para a Noruega, para a Decom AFDO Decom Offshore AS.
Trata-se de um equipamento de grandes dimensões, que a empresa afirma ser o maior deste género da Europa e um dos maiores do mundo. A prensa foi concebida para um fim muito específico – cortar os tubos que suportam as plataformas petrolíferas do mar do Norte, que estão neste momento a ser desmanteladas em Vats na Noruega. Esses tubos serão depois derretidos numa siderurgia para serem transformados em ferro de novo.
“Depois de inúmeras prensas e enfardadeiras fabricadas para todo o mundo, este é de facto o maior desafio com que alguma vez no deparámos”, refere a Louritex em comunicado, que realça o facto de, “num país onde só se fala de crise, podermos informar que afinal existem empresas de exportação que estão em grande desenvolvimento”.
A Louritex foi criada em 1974 na Lourinhã, mas os sócios fundadores já tinham actividade no sector desde 1968. A empresa tem actualmente 103 trabalhadores e regista um volume de negócios de 10 milhões de euros, dos quais 80% são exportação.

C.C.

- publicidade -