Com o arranque do terceiro periodo e as aulas à distância, muitas são as autarquias que investem em computadores e acesso à internet para os alunos mais carenciados.

A Câmara de Óbidos vai comprar 120 computadores e 83 hotspots para ligação à internet para atender às necessidades de algumas famílias do concelho que, por falta destes equipamentos, não têm acesso ao ensino à distância em tempo de confinamento social. Os números foram avançados pela direcção do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e vão ao encontro das necessidades dos diversos alunos dos diferentes níveis de ensino, refere a autarquia em nota de imprensa.
“Estamos a falar de computadores e também de ligação à internet, uma vez que, neste particular, são necessárias as duas coisas para que os alunos possam aceder ao tele-ensino”, salienta o presidente da Câmara, Humberto Marques, acrescentando que vão ser investidos erca de 30 mil euros nesta aquisição.
Todas as escolas do concelho vão beneficiar destes equipamentos, nomeadamente os Jardins-de-Infância, os três Complexos Escolares (Arcos, Furadouro e Alvito), que têm 1.º e 2.º ciclos, e a Escola Josefa de Óbidos, com 3.º ciclo e secundário. De acordo com o autarca, “tudo estará no terreno muito em breve para que os nossos alunos, dentro das contingências desta quarentena social, possam estudar e terminar o ano lectivo da melhor forma possível”.
Também a Junta de Freguesia da Serra d’el Rei (Peniche) está a entregar computadores e disponibilizar o acesso à internet aos jovens cadenciados, bem como fotocópias gratuitas para todos os estudantes. Entre as medidas de apoio à população estão também a desinfecção de ruas, o apoio aos idosos através da abertura diária do Posto de Correios, Secretaria da Junta e Espaço do Cidadão.
Na próxima semana será distribuído o KIT com máscara aos 1600 habitantes daquela vila.

BOMBARRAL IMPLEMENTA MEDIDAS DE APOIO

- publicidade -

A Câmara do Bombarral vai implementar várias de medidas de apoio às famílias e empresas, como é o caso da aquisição de equipamentos tecnológicos para alunos carenciados do 1º ciclo, de modo a possibilitar a frequência de aulas à distância. Outras das decisões agora divulgadas pelo município é a isenção do pagamento de facturas de água do primeiro escalão doméstico nos meses de Abril, Maio e Junho, juntamente com a adesão ao programa Emergência Abem, no que se refere à aquisição de medicamentos. Os munícipes contam ainda com redes de apoio na realização de compras, entrega de refeições e de medicamentos.
No que respeita às empresas, serão isentos, nas facturas de Abril, Maio e Junho, os primeiros 10 mil litros de água na tarifa não-doméstica. Ficam também isentas de pagamento dos valores relativos a rendas e direitos de superfície devidos à autarquia e de taxas de publicidade e ocupação de espaço público, entre os meses de Março e Junho.

- publicidade -