O Teatro Eduardo Brazão assinalou o Dia Mundial da Música, a 6 de Outubro, através de uma “viagem” musical que se iniciou em Goa, passou por Cabo Verde e terminou em Portugal.
As cantoras Verónica Milagres da Silva e Carolina Figueiredo, acompanhadas ao piano por Carlos Garcia, apresentaram o seu espectáculo musical “Portugoesas”, composto por um reportório com várias canções tradicionais de Goa.
De seguida o público foi convidado a rumar até ao continente africano, mais precisamente até Cabo Verde, com “Lula’s Cachupa Psicadélica”. Acompanhado da sua guitarra eléctrica, o cantor cabo-verdiano Lula trouxe até ao Bombarral “música para fazer fotossíntese, música das entranhas do meu Cabo Verde nação cultural”, como referiu.
No regresso a Portugal, a última etapa desta viagem pela música ocorreu em Coimbra, por intermédio do “Projeto Alba”, que brindou o público com um repertório composto por várias canções da cidade dos estudantes. Este projecto musical nasceu em 2007, quando Alfredo Almeida (viola dedilhada), Luís Coelho (guitarra portuguesa) e Bruno Almeida (tenor) decidiram juntar-se e fazer música.
Desta união entre o canto e as guitarras, surge um repertório que integra canções do início do século XX, fado de Coimbra e instrumentais originais para guitarra portuguesa, bem como canções italianas, espanholas e latino-americanas, entre outras.
No concerto do Teatro Eduardo Brazão não esteve a formação inicial do grupo, tendo Alfredo Almeida sido substituído por João Lira Abreu (violão).
O próximo espectáculo neste teatro bombarralense está agendado para 26 de Outubro, com a apresentação da peça de teatro “Os Improváveis”, seguindo-se o concerto dos “Cottas Clube Jazz Band” no dia 23 de Novembro.
A 14 de Dezembro subirá ao palco a peça de teatro “Cinco Homens”, com encenação de Jorge Parente. No dia 21 do terá lugar o concerto de Natal da West Europe Orchestra.
P.A.










