Fd2-actorAdmiradoraQuem se dirigiu à estação das Caldas dos CTT, ao final da manhã de quinta-feira), 10 de Abril, encontrou o actor Ruy de Carvalho, que ali contactou com alguns fãs e autografou o seu livro “Os anjos não têm asas”.
Amável, apesar de triste pois no dia anterior falecera a nora, o autor, de 85 anos, partilhou com os presentes que neste livro autobiográfico leva os leitores por uma viagem sobre a sua vida e as várias facetas enquanto marido, pai, actor e amigo. Ruy de Carvalho revelou que a obra foi feita para “conversar” com a esposa, que faleceu em 2008 e com quem esteve casado durante 53 anos. Ela estava a escrever um livro sobre a vida do casal, mas que teve que interromper quando a doença se agravou. É dela o prefácio e também o título, pois na altura em que dava catequese em Benfica, Ruth de Carvalho, dizia aos meninos que “se se portassem bem, seriam anjos na terra, sem asas”, explicou o autor.
As Caldas ocupam um lugar no coração de Ruy de Carvalho e são frequentes as vezes visita a cidade. “Eu sou um produto da terra”, disse, acrescentando que os seus pais passaram cá a lua de mel. O actor gosta de ir a um restaurante da Tornada comer javali, aprecia particularmente a fruta da região e conhece bem o Museu de José Malhoa.
Entre os admiradores houve quem lhe oferecesse uma garrafa de ginja d’Óbidos, que Ruy de Carvalho disse apreciar bastante, enquanto que outros, surpresos por o ver naquele espaço, o interpelavam pelos nomes das várias personagens que tem interpretado na ficção portuguesa.
Com uma vastíssima carreira no teatro, televisão e cinema, Ruy de Carvalho recebeu inúmeros prémios e foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em 2012.
Paulo Mata, director de zona dos CTT, dirigiu-se a Ruy de Carvalho com admiração, considerando-o uma referência de “como se faz um caminho de sucesso”.
Dando conta do trabalho da empresa, o responsável disse que esta faz mais do que transportar correspondência, dando destaque ao segmento da filatelia e dos livros, sobretudo de autores nacionais.
Também presente na apresentação da obra nas Caldas, o vereador Alberto Pereira, mostrou-se satisfeito com a iniciativa e deu nota da disponibilidade da autarquia para estabelecer parcerias com os CTT, sobretudo a nível cultural.
Os CTT assinalam os 40 anos do 25 de Abril com o lançamento de uma emissão filatélica, que revisita as fotografias de Eduardo Gageiro e Henri Bureau, e com a edição de um livro da autoria do Professor António Costa Pinto. A apresentação do livro será feita a 23 de Abril na loja de Santarém.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -