“Alegoria a S. Francisco” é como se designa a peça da colecção da Gazeta das Caldas criada pelo ceramista Fernando Miguel.
Na obra, S. Francisco de Assis surge representado com um conjunto de pássaros e também de flores, numa alusão à sua ligação com a natureza. Esta peça, feita em barro vermelho, é modelada manualmente e mede 13 cm por 13 cm.
Este artista, filho e neto de ceramistas locais, fez ainda uma segunda peça, extra-colecção e que também pode ser adquirida na Gazeta das Caldas. Designada “Pópulos”, representa Santo António e um Zé Povinho contemporâneo que possui um telemóvel e é apresentado a ler a Gazeta das Caldas.
Fernando Miguel trabalho o barro desde os anos 80 e, com a sua esposa, que é também ceramista, Milena Miguel, criou o seu Atelier S. Miguel, situado no Formigal, em Salir de Matos.
No próximo fim-de-semana, dias 28, 29 e 30 de Março, o casal Fernando e Milena Miguel vão participar na feira medieval “As Cortes de Santarém” onde dão a conhecer o seu trabalho, vestidos com trajes de época. É a primeira vez que estes autores caldenses vão participar numa recriação medieval.
“Alegoria a S. Francisco”, a peça de Fernando Miguel para colecção de cerâmica contemporânea da Gazeta das Caldas, pertence a uma série de 50 exemplares, todas numerados e assinados pelo autor. Estão à venda por 25,50 euros para assinantes da Gazeta das Caldas e 30 euros para não assinantes. Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo e-mail: gazeta@gazetadascaldas.pt
N.N.










