Foi recentemente gravado um spot publicitário sobre o Centro Cultural e de Congressos. A realização esteve a cargo do caldense Miguel Costa e no spot de 20 segundos participaram os modelos Inês Simões, Pedro Miguel e Pedro Borges, além de 40 figurantes.
A exibição do anúncio está prevista para a RTP2.
Segundo Vitor Marques, presidente da Culturcaldas, associação que gere o CCC, este spot custou cerca de 8500 euros e tem como objectivo “promover o CCC a nível institucional”. O responsável explicou que com este filme se pretende dar a conhecer as capacidades deste equipamento para receber vários tipos de actividade a nível empresarial. A dinamização deste tipo de eventos, como os congressos e conferências, “permitirá, no futuro, dar mais sustentabilidade ao espaço e investir nas actividades culturais”, disse à Gazeta das Caldas.
Miguel Costa (realizador e director de fotografia do filme) contratou para a sua equipa de rodagem vários profissionais da região, alguns deles formados na ESAD e na ETEO. Nas filmagens participaram Guadalupe Carvalho (assistente de realização), Marisa Suzano (operadora de câmara), Ruben Filipe (som) e Nelson Nascimento (assistente de iluminação). O storyboard (guião) do spot foi assinado pelo desenhador caldense Carlos Moreira e tem como personagem principal uma executiva que entra num limousine no Parque das Nações descendo nas Caldas da Rainha em frente ao CCC.
A visão do Oeste de Miguel Costa
Além de filmes de cariz comercial, o realizador caldense tem apostado também no seu trabalho de autor. À Gazeta das Caldas Miguel Costa afirmou que terminou de escrever a longa-metragem de ficção, intitulada “X” e a curta-metragem “No divã”. Esta última deverá ser realizada no final de Março.
Miguel Costa foi o vencedor do primeiro prémio na categoria de Vida Humana no Festival Internacional Finisterra Film Art and Tourism Festival, com o filme encomendado pelo Turismo do Oeste, “Oeste, Terra de Vinhedos e de Mar”, em Maio passado. Este trabalho promocional competiu com outros filmes congéneres de 17 países, entre os quais Brasil, Dubai, China, Espanha, Sérvia, Itália, Eslovénia, República Checa, Marrocos e Turquia.
“É um filme com uma estética muito cuidada, que tenta explorar e divulgar as excelentes paisagens e luz patentes da região”, disse o realizador. As imagens foram captadas ao longo de vários anos e além das paisagens naturais oestinas, incluiu cenas ficcionadas passadas em resorts, hotéis e quintas e monumentos. O filme tem duas versões (de oito e de 12 minutos) e tem servido para promover e divulgar a região Oeste em Portugal e no estrangeiro.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt










