O escritor Rui Vieira e o designer Jorge Silva foram os primeiros convidados da iniciativa “Pernoitar com Livros”, que decorreu no Casal da Eira Branca (Infantes) no serão de 4 de Abril.
O ciclo de tertúlias, moderado por João Paulo Cotrim, editor da Abysmo, vai na segunda edição e decorrerá uma vez por mês, até Junho. A ideia é conversar, não só com os autores, mas também com os responsáveis pela ilustração das obras. A próxima dupla vai estar nas Caldas a 23 de Maio com o escritor Paulo José Miranda acompanhado do ilustrador André Carrilho.
Está um serão de Inverno, com chuva e frio que não convida a passeios. Mas na sala de estar da Eira Branca há uma salamandra em fundo, além de que os participantes são convidados a saborear um caldo verde fumegante e um pão com chouriço.
Há quem se conheça entre o público e por isso se cumprimente e troque ideias antes da chegada dos convidados àquela unidade de turismo rural que tem curriculum feito na área da organização das iniciativas culturais.
João Paulo Cotrim apresenta os convidados e dá a conhecer aos presentes Rui Vieira, escritor do Porto que se encontra a celebrar 10 anos de carreira.
Por seu lado, o designer Jorge Silva está a assinalar o 25º aniversário de carreira e no mesmo dia esteve de manhã com os jovens na ESAD, universidade onde leccionou em 2000 e 2001. É um dos designers editoriais mais conhecidos do país e assinala este aniversário com a exposição “Salão Silva” no espaço da Abysmo.
À Gazeta das Caldas disse que “há muito tempo que não falava para tanta gente” e comentou como tinha sido agradável o seu retorno àquele espaço.
Em relação ao futuro dos jornais este autor, que foi director de arte dos jornais Combate e Independente, prevê que estes “vão ter uma presença cada vez mais interessante na internet”. E dá como exemplo a sua relação diária com o Público: “leio-o todos os dias no meu tablet, mas prefiro a versão digital impressa à multimédia”.
Por seu lado, Rui Vieira destacou como foi agradável a conversa na Eira Branca e aproveitou a ocasião para destacar que na sua cidade, a Invicta, rareiam “iniciativas como esta que se passam principalmente em Lisboa”. Foi anunciado na sessão, um novo livro deste autor que vai reunir os seus contos e desta forma também assinala a década de ligação do também engenheiro civil à literatura.
Jacinto Gameiro, proprietário da Eira Branca, está satisfeito com a realização deste novo ciclo de conversas, onde agora a literatura se alia à ilustração. E diz que as parcerias estratégicas “são fundamentais para estas realizações”, referindo-se ao trabalho conjunto que envolve a Editora Abysmo, o Casal da Eira Branca, a ESAD e a Gazeta das Caldas . Este semanário é parceiro desta iniciativa e tem à venda nas suas instalações o livro No Labirinto do Centauro, de Rui Vieira. A obra conta a história de Dionísio, filho de uma prostituta, transfigurado por via de um comportamento esquizofrénico em Centauro, que vinga a morte da mãe com vários crimes.
O livro pode ser adquirido por 15 euros, podendo as encomendas serem feitas pelo tel. 262870050 ou clientes@gazetadascaldas.pt
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt










