O ano novo vem sempre acompanhado de desejos, novas realizações e promessas que rapidamente se esquecem. Que esta altura tão propícia a balanços e novos projetos sirva de estimulo à mudança efetiva de atitudes (algum dia há-de ser O dia!).
Se está a trabalhar, faça uma retrospetiva dos seus últimos anos de carreira, avaliando o que fez por si e pelo seu desenvolvimento.
Avalie o que não conseguiu conquistar e os motivos que contribuíram para essa “paralisia”. Será que a responsabilidade é da empresa ou poderia ter feito melhor? Não procure desculpas…
Porque não investir em si? Fazer aquele curso que sempre quis? É em si mesmo que tem de procurar a motivação. Saia da sua zona de conforto, mantenha-se atualizado tanto na sua área como nos assuntos de interesse geral. Muitas empresas valorizam os profissionais não só dentro do âmbito do seu trabalho mas também nas iniciativas que assumem enquanto cidadãos. O momento é agora, não espere mais!
Já parou para pensar no que pensam sobre si os seus colegas de trabalho? Não se esqueça que, para além de dominar as competências técnicas, o seu comportamento/ postura/atitude são fundamentais para as dinâmicas laborais e influenciam a forma como lidam consigo. Mau feitio gera conflito. Dê mais de si: um sorriso traz outro de volta.
Quem é que admira? Qual o seu ideal de profissional de sucesso? De pai/mãe? De marido/esposa? De Amigo? O que é que pode fazer para chegar ao topo? É possível, basta arregaçar as mangas e tentar só mais uma vez! Só não comete erros quem nunca tentou e tentou e tentou e voltou a tentar. Conquiste o seu espaço. Quem disse que ia ser fácil?
Fácil não é mas lutar por nós vale muito a pena! Que seja um ano de constante superação pessoal em busca do melhor de cada um de nós!
Bom ano!
Sara Carvalho Malhoa


































