“A saúde das suas pernas”

0
1049
A saúde das suas pernas

Sensação de pernas cansadas, tornozelos inchados ao final do dia, sensação de formigueiro na pernas?
Estes são alguns sinais que a saúde das suas pernas pode estar comprometida.
Todas as células e órgãos do nosso corpo necessitam de oxigénio que lhes é transportado numa primeira fase pelas artérias. Por sua vez, as veias conduzem o sangue no sentido anti-gravítico até ao coração para que este se possa purificar, por intermédio de uma acção de bombeamento muscular.
A ausência da prática de exercício físico, muitas horas na mesma posição (contraiando o mito – é tão prejudicial a posição de sentado como em pé), predisposição genética, problemas hormonais, avanço na idade, bem como a obesidade são exemplos de factores que condicionam a acção do sistema venoso.
Hoje em dia, o mercado tem ao dispôr meios de prevenção e terapia. Uma vez dilatadas, as veias não conseguem voltar ao seu estado inicial, por isso, é usual dizer-se que a doença venosa não tem cura. Porém pode recorrer-se a um tratamento invasivo – por exemplo Cirurgia de remoção; ou terapia de compressão, através das meias elásticas ou medicação de apoio (se aconselhado pelo médico ou farmacêutico – o extracto de castanha da Índia é sugerido como o princípio activo com maior efeito no alívio da sensação de pernas cansadas).
Meias Elásticas:
Têm a função de apertar as veias, conduzindo a um encerramento das válvulas venosas, impedindo que o sangue vá no sentido oposto do coração. Actuam ainda no sentido de impedir formação de novas veias varicosas pois ao reduzir o diâmetro das veias o sangue flui mais rapidamente, evitando-se a formação de coágulos ou trombos. A meia forma uma barreira externa para os músculos, proporcionando uma acção de bombeamento muscular mais eficaz, segundo um determinado gradiente de pressão que vai diminuindo no sentido ascendente – daí a meia ser mais “apertada” na zona do tornozelo.
As meias elásticas deverão ser usadas todos os dias, devendo ser calçada de manhã, ao acordar, quando a perna ainda não teve tempo de sofrer alterações de volume;
Comportamentos que melhoram a sua saúde venosa:
• Incluir mais fibras na alimentação, beber muita água, evitar roupa muito apertada (especialmente na zona da anca)
• Deve a mexer-se com alguma frequência (mesmo no seu local de trabalho);
• evitar banhos com água muito quente ;
• elevar os pés cerca de 15cm a dormir;
Cuide de si, nós ajudamos.

Liliana Lopes, ortoprotésica – Articular Ortopedia e Bem-Estar
liliana.lopes@correiarosa.pt

- publicidade -