PS/Caldas visitou as instalações da CRAAPA

0
1424
CRAAPA
A comitiva do PS/Caldas nas instalações da associação

O PS/Caldas visitou no passado sábado, 6 de Janeiro, as instalações da CRAPAA (Caldas da Rainha Associação Protetora dos Animais Abandonados), de forma a tomar contacto com a realidade das associações de proteção de animais do concelho.
Num comunicado emitido após a visita, os socialistas referem que a associação consegue manter um espaço digno, com o mínimo de condições de vida para animais abandonados ou perdidos, apesar de viver apenas com as quotas dos cerca de 80 associados e alguns donativos.
No entanto, nota que as instalações não têm electricidade nem casas de banho para os cerca de 45 voluntários que colaboram com a CRAAPA. Além disso, há um ano que a associação aguarda a formalização do protocolo por parte da Câmara, com vista à constituição do direito de superfície sobre o terreno, para que possa desenvolver o seu projecto de canil com melhores condições para os animais.
A concelhia do PS refere que, numa altura em que “há um desinvestimento notório da Câmara nos cuidados com os animais abandonados, nomeadamente pela falta de um canil e gatil municipal”, são associações como a CRAAPA que prestam esse serviço ao concelho, ainda que a autarquia lhes ceda espaços.
“O PS/Caldas entende ser necessário olhar para o excelente serviço prestado à comunidade e valorizá-lo condignamente”, refere o comunicado, acrescentando que os vereadores e deputados municipais para a Câmara vão defender estas associações e apoiar as suas iniciativas.

Os socialistas referem que, nos últimos quatro anos, a CRAAPA resgatou 180 animais, 144 dos quais nos últimos dois anos. Destes, 171 foram adoptados, inclusivamente em vários pontos do mundo, “fruto dos contactos dos voluntários estrangeiros da associação”.
No canil da CRAPAA, encontram-se actualmente 45 cães, alguns dos quais desde o seu nascimento, à espera de oportunidade de adopção.
Durante a comitiva constatou quão difícil é manter um espaço limpo e em condições para tantos animais “com o esforço e dedicação de tão poucas pessoas”. 

- publicidade -