Peniche já fez campeões mundiais e ondas nota 10

0
377

No último ano, o vencedor masculino, o norte-americano Griffin Colapinto, foi o autor da única nota 10 do evento

Desde 2009, Peniche já coroou 14 vencedores de etapas (entre os masculinos e os femininos), várias ondas nota 10 e festejos de campeões mundiais!
O australiano Mick Fanning foi o primeiro vencedor nas ondas penichenses, logo em 2009 e conseguiu, dessa forma, um contributo importante para ser campeão mundial nesse ano. Já com nome na história do surf de Peniche, foi ainda, o primeiro a repetir uma vitória, já em 2014.
No ano seguinte, em 2010, a lenda Kelly Slater foi o vencedor da etapa e foi o segundo a somar à etapa no Oeste o título mundial.
Seguiram-se vitórias de Adriano Sousa, Julian Wilson e Kai Otton. Depois de Mick Fanning repetir a vitória, o brasileiro Filipe Toledo foi o grande vencedor nas ondas dos Supertubos.
Em 2016, o havaiano John John Florence fez um feito inédito. É que, ao vencer a etapa em Peniche, festejou no Oeste o seu título mundial.
Depois vieram vitórias para os brasileiros Gabriel Medina em 2017 e Ítalo Ferreira, em 2018 e 2019, conseguindo dessa forma dois feitos: por um lado, ser o segundo surfista a repetir uma vitória na etapa de Peniche e, por outro, ser o quarto a conseguir juntar ao triunfo na etapa título de campeão do mundo.
Em termos femininos, Peniche recebeu quatro edições da elite do surf, mas nenhuma das vencedoras nas águas penichenses se viria a sagrar campeã mundial. Será este ano?
Logo em 2009 foi Coco Ho a primeira a inscrever o seu nome como vencedora da prova. Em 2010, a pontuar para o mundial, Carissa Moore foi quem festejou. E no regresso dos Supertubos ao mundial feminino, oito anos mais tarde, foi Carolina Marks a mais forte. No último ano, a vencedora foi a brasileira Tatiana Weston-Webb. ■

- publicidade -