Início Temáticas Gazeta da Saúde e Bem-Estar Operação Luz Verde terminou, mas há interessados na sua manutenção

Operação Luz Verde terminou, mas há interessados na sua manutenção

0

A Operação Luz Verde, que permitia aos doentes terem acesso à medicação sem terem de se deslocar ao hospital para obterem a sua medicação, terminou.
Esta foi uma medida com carácter provisório e para fazer face ao cenário de pandemia que chegou a Portugal em Março.
A medida foi implementada em Abril deste ano e envolveu mais 30 hospitais e mais de 2000 farmácias comunitárias, dando resposta a mais de 13000 utentes.
Só que esta vigorou apenas durante dois meses.
Já a 7 de Julho foi criado pelo governo um grupo de trabalho para avaliar esta situação. Mas, segundo a Ordem dos Médicos, “nos moldes em que foi constituído, este grupo de trabalho revela-se inútil, simples consumidor de tempo e recursos, pois o que é mesmo necessário, sem mais demoras, é passar da experiência para a eficiência”.
O grupo deverá ter uma proposta num prazo de 60 dias.
“A dispensa de medicamentos hospitalares num regime de maior proximidade está a ser estudada há mais de 20 anos pelo Infarmed, com experiências-piloto no terreno desde 2015”, recordou a Ordem dos Médicos.
A Associação Nacional de Farmácias revelou, após um inquérito, que 9 a cada 10 doentes que beneficiaram deste serviço tinham manifestado vontade na manutenção do mesmo.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.