
Desde Janeiro que os munícipes de Óbidos têm acesso a consultas gratuitas de Nutrição e Psicologia. O gabinete está instalado no edifício das piscinas municipais e cada uma das valências conta com cerca de 40 pacientes.
Este serviço está integrado no programa Óbidos + Activo, que procura mudar o paradigma da saúde no concelho, passando de um modelo centrado na doença para o da prevenção e integração.
A nutricionista Inês Almeida tem actualmente cerca de 40 pacientes nas suas consultas de nutrição. Com idades entre os 30 e os 80 anos, estes apresentam sobretudo excesso de peso e obesidade e outros problemas a eles associados, como é o caso da diabetes, colesterol e hipertensão. Embora ainda com pouco tempo de atendimento, já nota algumas melhorias em alguns dos doentes ao nível do peso, tensão arterial e glicemia.
“É um caminho gradual, que passa muito pela aprendizagem de hábitos de vida mais saudáveis”, explicou Inês Almeida à Gazeta das Caldas.
No gabinete de Nutrição e Psicologia, situado no edifício das Piscinas de Óbidos, trabalha também a psicóloga clínica Joana Duarte. Está a acompanhar 35 casos, sobretudo de distúrbios emocionais (como o stress e a ansiedade) e de depressão. A pessoa mais nova que está em consulta tem 18 anos.
O serviço é gratuito para as pessoas do concelho. Para lhe aceder basta chegar ao balcão das piscinas municipais e fazer a marcação. No caso dos utentes que não têm transporte, este é normalmente assegurado pelas juntas de freguesia.
Este gabinete integra o programa Óbidos + Ativo, que aposta num modelo de prevenção da doença. A vereadora Margarida Reis conta que foi feito um rastreio nutricional que concluiu que a maioria da população tinha excesso de peso e fazia pouco exercício físico. Começaram então a dinamizar a actividade física, mas apoiada por estas valências e outras que estão a estudar em conjunto com o Agrupamento de Centros de Saúde.
“Não queremos, de todo, substituirmo-nos a nada do que existe, mas sim introduzir algo diferente e complementar a valências que já estão em Óbidos”, explicou a autarca.
E porque este é um concelho bastante rural e disperso, existe uma carrinha, denominada Caminhos com Saúde, que viaja pelas várias localidades com a nutricionista e a psicóloga. Um dia fala-se sobre ervas aromáticas, no outro dão aconselhamento ou fazem rastreios. No Verão passado, por exemplo, a carrinha esteve estacionada junto à praia do Bom Sucesso para fazer rastreios e tem passado pelas várias freguesias.
“Esta solução vem cobrir uma necessidade que havia, especialmente para as pessoas mais desfavorecidas e para as que não têm possibilidade de se deslocar ao centro de saúde”, explicou Margarida Reis.
As duas profissionais também fazem acompanhamento nas escolas, às crianças e jovens. Inês Almeida é responsável pelos refeitórios escolares, consultas de nutrição e sessões de sensibilização para alunos e pais. Já Joana Duarte faz atendimento de Psicologia a crianças e adolescentes nos quatro estabelecimentos de ensino do concelho.
Lanches escolares saudáveis
Depois da sensibilização, com êxito, para os alunos comerem na cantina das escolas, a nutricionista está agora empenhada em melhorar os lanches escolares das crianças. “Verificámos que mais de metade das crianças que frequentam o primeiro ciclo estavam com excesso de peso e obesidade e percebemos que era nos lanches que estava o problema”, explicou Inês Almeida. Já foi feito um planfleto com opções de lanches saudáveis, ao invés dos pacotes de leite, bolachas, panquecas e outros embalados.
A nutricionista refere que se trata de um processo gradual, mas que já notam algumas melhorias, nomeadamente com a opção por pão caseiro em vez do de forma, que tem muitos açúcares e conservantes.


































