Mitos sobre filhos de casais gays

0
1142
notícias das Caldas
|D.R.

Na sequência do tema da última edição – adoção por casais homossexuais, foram várias as questões colocadas pelos nossos leitores, a grande maioria resume-se a mitos, coisas que se ouvem dizer, mais ou menos infundadas mas que vagueiam pelo imaginário social.

Os filhos de casais gays serão gays? Se isto fosse verdade, os filhos de casais heterossexuais seriam heterossexuais. Não há qualquer relação lógica que permita concluir que a orientação sexual dos pais pode definir a dos filhos.
Precisam da figura de um pai (ou de uma mãe)? Não há ninguém que não precise de uma figura parental de referência. No entanto, desde os tempos da guerra (décadas de 60/70), as famílias portuguesas eram predominantemente matriarcais, sem figura paterna, na maioria dos casos ausente, o que não definiu a orientação sexual da geração.
As crianças terão problemas psicológicos? O preconceito é grande mas a nova geração está cada vez mais sensibilizada para esta nova realidade. Neste ponto temos ainda muito potencial de  melhoria!
Correm maior risco de abusos sexuais? Este mito remonta à época em que a homossexualidade era considerada um distúrbio, estigma de perversão. Dados da investigação não encontram relação causa-efeito entre a homossexualidade e os abusos sexuais.
Assim, nada melhor do que investigar um pouco mais, sedimentar uma posição com bases bem fundadas, antes de criticar/questionar uma perspectiva sobre a qual ainda não está bem informado(a).

- publicidade -

Bom fim de semana!

Sara Malhoa

Psicóloga Clínica

 

- publicidade -