Melancolia pós-parto ou o chamado “Baby Blues”

0
1220
notícias das Caldas
|D.R.

A chegada de um bebé traz consigo um turbilhão de emoções. É uma alegria partilhada por todos quantos acompanharam a gravidez… mas nem sempre é assim. A melancolia pós-parto é uma perturbação emocional que pode durar dias e consiste numa estranha tristeza. Este estado tende a desaparecer de repente, tal como apareceu, à medida em que se dá a adaptação à nova dinâmica familiar.

Este quadro de alteração de humor afeta muito mais mulheres do que se julga, cerca de 40 a 60% das puérperas. Como tantas? A maioria das situações apenas são identificadas mais tarde e pelo núcleo mais circunscrito de pessoas.
Mas como é possível a mãe ficar triste na (suposta) fase mais feliz da sua vida? Esta é a questão que ecoa e que mais culpa a mãe, e ainda a faz chorar mais, aumentando o sentimentos de culpa e o isolamento.
A causa exata é desconhecida mas acredita-se que resulte das alterações hormonais que podem levar à depressão, ao que se acrescenta a adaptação familiar, alteração no sono, o assumir de tamanha responsabilidade.
Quais são os SINTOMAS?
Impaciência, choro, tristeza, irritabilidade, ansiedade, cansaço, variações de humor.
Estes sintomas devem diminuir e idealmente desaparecer cerca de 14 dias após o parto.
Mesmo fase a emoções contraditórias, uma das melhores estratégias para lidar com o “baby blues“ é falar, pedir ajuda, delegar um pouco o seu papel de mãe até se sentir emocionalmente apta para o assumir de pleno direito e de todo o coração.
Trata-se de uma forma menos grave de depressão pós-parto (tema a abordar na próxima edição), não obstante, não devem ser ignorados os sintomas.
Façam-nos chegar as questões que mais vos preocupam, através da nossa página de Facebook Gazeta da Saúde & Bem-Estar, por email saúde@gazetadascaldas.pt, através do telefone 965 765 367 ou entregando pessoalmente na redação.
As mais pertinentes serão publicadas todas as semanas.
Participe! Ajude-nos a levar a saúde e o bem estar até si.

Psicóloga Clínica
Sara Malhoa

- publicidade -