Marca que começou num mercado de Natal no Bombarral já tem quatro variedades e há mais a chegar
Tudo começou no final de 2020 com a participação “por graça” num mercado de Natal da Companhia Agrícola do Sanguinhal, mas depressa a “Grãnola Vai com as Outras” se tornou um caso sério para Rita Carvalho e Silva. As receitas desenvolvidas pela própria estão disponíveis em quatro variedades, mas há mais prestes a chegar ao mercado, além de outros produtos com os quais a empreendedora pretende desenvolver a marca.
O que sobrou dessa participação no mercado de Natal, Rita Carvalho e Silva deu a amigas e familiares. “O feedback foi tão bom que resolvi desenvolver mais receitas, apurar as duas que já tinha e começar a pensar em desenvolver e criar uma marca”, conta.
O projeto surgiu numa fase de impasse na vida profissional. Formada em cuidados e manutenção de animais domésticos e selvagens, trabalhou na área em Inglaterra como tratadora de animais e no ensino. Quando regressou a Portugal, trabalhou como auxiliar de veterinária, depois em parafarmácia, nas vendas e atendimento ao publico, antes de “aterrar” na revista Up – Ouse sonhar mais alto, a extinta revista de bordo da TAP, onde tinha passado os últimos 13 anos como secretária de redação e redatora de artigos de viagem.
A pandemia ditou a pausa e, depois, a extinção da revista. Rita Silva voltou ao Oeste, onde tinha raízes e conta que a sua terapia “foi cozinhar”.
“Sempre adorei cozinhar, criar receitas, inventar… mas gosto de o fazer com tempo e calma, e isso foi o que não faltou”, realça. A extinção da revista obrigou-a a pensar numa alternativa profissional, que encontrou na Grãnola.
Começou com duas variedades e já tem quatro no mercado: cacau; figo; frutos vermelhos e manga e alperce. E há mais duas “prestes a sair da cartola, uma salgada e uma sem glúten”, adianta. Todas as receitas são resultado de “muitas pesquisas, muitas experiências”, afirma.
No desenvolvimento das receitas, tem em consideração a qualidade e proveniência dos ingredientes, que faz questão de adquirir na região, “não só para reduzir o impacto ambiental da logística, mas para promover a economia local”, diz. De resto, o objetivo é expandir a marca e quero “fazer isso com parceiros locais”.
O nome Grãnola Vai com as Outras também foi escolhido a pensar na expansão. “O “vai com as outras” é precisamente as outras coisas que vão surgir”, refere a empreendedora. Alguns dos produtos já são disponibilizados sazonalmente, como
o puré de pêra rocha com especiarias e o doce de abóbora e laranja, ou ainda as “bolachas de cacau” e as “bolachas da outra”, – assim chamadas em homenagem a uma amiga que foi “cobaia” no seu desenvolvimento – que podem ser adquiridas por encomenda. Ainda neste semestre deverá ser lançado um subproduto da granola.
Os produtos da Grãnola Vai com as Outras podem ser adquiridos através das redes sociais (grabolavaicomasoutras no Facebook e Instagram) e está já em desenvolvimento um site e uma loja online. ■
Faça em casa
Smothie bowl de mirtilo e grãnola de manga
e alperce
Ingredientes
1 banana (de preferência congelada)
30g + 20g de Grãnola de manga e alperce
1 mão cheia + 6 mirtilos
120ml de leite/ leite vegetal
1 morango
kiwi
1 c. de chá de sementes de chia
1 c. de chá de sementes de sésamo
1. Preparação
Junte na liquidificadora 1 banana congelada de preferencia, 30g de Grãnola de manga e alperce, uma mão cheia de mirtilos e 120ml de leite, ou leite vegetal, e triture tudo até ficar espesso, pode acrescentar gelo ou os mirtilos congelados para mais consistência.
2. Adicionar
Verta o preparado base para uma tigela e acrescente 1 morango cortado em rodelas, meia dúzia de mirtilos, meio kiwi em quartos, 20g de Grãnola de manga e alperce e uma colher de chá de sementes de chia e outra de sementes de sésamo.
3. Servir
Sirva de imediato


































