Vantagens do Microchip

0
790

microchipO microchip tem vantagens óbvias sobre os métodos tradicionais de identificação. Em relação às coleiras e etiquetas estas podem ser perdidas ou retiradas. As tatuagens com a morada e o telefone não são muito prácticas, é procedimento moroso e é mais doloroso para o animal e torna-se inútil se houver uma mudança de endereço ou de telefone.

Em caso de perca não havendo identificação é difícil senão impossível o retorno a casa e aos seus donos. Possuindo um microchip implantado, a pessoa que encontrar o animal ao dirigir-se a um Centro de Identificação ou às autoridades, onde através do leitor, pode ser verificado o seu número e identificado o proprietário no banco de dados do SIRA (Sistema de Identificação e Registo Animal). Desta forma o animal é devolvido ao seu dono.
Os roubos são outra das situações em que os microchips dão uma ajuda preciosa.
Os animais que estiverem registados possuem um número individual que corresponde a um proprietário.
A partir do momento que é dada indicação ao SIRA do desaparecimento do animal é emitido um comunicado aos Centros Veterinários e Autoridades, de forma a auxiliar na rápida localização do animal.

Mudança de propriedade

- publicidade -

O novo proprietário deve apresentar-se no consultório da Farmanimal, munido da declaração do antigo proprietário (em que faz prova de que o animal lhe foi vendido ou oferecido) e original da ficha de identificação do SIRA.
O veterinário deve referir as alterações (de propriedade ou outras) no verso do original da ficha do SIRa, depois datar, carimbar e assinar o documento.
Fazer duas cópias desse original (frente e verso), reter uma cópia para si – caso não tenha sido o médico que identificou o animal – e enviar a outra cópia à base de dados com a declaração do proprietário, estes documentos serão posteriormente anexados ao duplicado existente na Base de Dados.
Salientamos o facto de que apenas os médicos veterinários poderão proceder a eventuais alterações nas fichas do SIRA, pois os mesmos responsabilizam-se civil, ética e deontologicamente pelos novos dados.
Qualquer médico veterinário pode proceder àquelas alteraçoes, independentemente de ter sido ou não o que identificou o animal.

França Andrade
Médico Veterinário
farmanimal@farmanimal-lda.com

- publicidade -