Os hamsters

0
1463
Gazeta das Caldas

Hamster-Cute-Wide-HDA capacidade de interagir com o ser humano fez com os hamsters fossem muito utilizados em laboratórios. Mas é também essa capacidade que faz deles um bom animal para ter em casa.

Estes animais têm maior actividade ao nascer e ao pôr-do-sol. São independentes, mas não precisam de muito tempo para reconhecem o dono, principalmente se forem adquiridos ainda crias e se forem manuseados com frequência. Por vezes mordem, mas só atacam se se sentirem assustados.
O comportamento varia de raça para raça, e existem várias. As mais comuns são o Anão Russo, o Sírio, o Roborosviski, o Chinês e o Campbell e Winter-white (que muda de morfologia e de coloração). Estes últimos são os que têm mais tendência a morder e pelo seu pequeno tamanho precisam de cuidados especiais com o alojamento, pois cabem entre as grades. O Sírio é o de maior dimensão, o Roborosviki é mais tímido, mas também dos mais activos, tal como o Chinês.
A interacção com o animal deve ser iniciada o mais cedo possível e com frequência. Antes de lhe pegar deve tentar transmitir-lhe confia. Pode começar por dar-lhe comida à mão e tentar fazer festas no dorso, primeiro entre as grandes, depois abrindo a porta da gaiola. Não deve tentar manusear o hamster quando ele está a dormir ou a comer.
A esperança de vida destes animais ronda os dois e os três anos, pelo que devem ser adquiridos o mais cedo possível. O ideal é às cinco semanas de vida. Se pretende ter vários na mesma gaiola, o ideal é que sejam da mesma raça e da mesma ninhada. Não é aconselhável juntar mais tarde outro animal, uma vez que são muito territoriais e podem não aceitar novos companheiros.
A gaiola deve ser colocada num local sossegado, fora do alcance de outros animais de estimação, numa zona protegida tanto do frio como do calor intenso e de correntes de ar. Deve ter um espaço para dormir, para se alimentar e o fundo deve ser forrado com pequenos e finos pedaços de madeira não resinosa.
A gaiola deve ser equipa com rodas, argolas, tubos transparentes, escadas e pontes próprios para estes animais. O exercício é fundamental para os hamsters, que têm tendência para engordar.
Para evitar o cheiro desagradável da urina deve lavar o alojamento do seu hamster frequentemente.
No mercado encontra facilmente alimentação própria para os hamsters. Mesmo assim, fruta e vegetais, como maçã, cenoura, couve, pepino, ou alfafa podem ser bons complementos. Estes alimentos devem, no entanto, ser retrados da gaiola se não forem logo ingeridos. As verduras não devem ser cultivadas com recurso a pesticidas ou herbicidas, uma vez que estes produtos são tóxicos para estes pequenos animais.

 

- publicidade -