Nazaré disponibiliza plataforma para adopção de animais abandonados no canil

0
1678

Sabe o que é o Gaspar, a Pepa, o Bobi, a Bia, a Bianca, o Pipo, o Areias, a Pevide, o Fluffy ou a Quinoa têm em comum? O mesmo que os restante mais de 80 cães que têm o seu lar no canil municipal da Nazaré: todos procuram uma família com a qual possam ser felizes. E a Câmara da Nazaré deu um passo importante para que isso possa acontecer mais facilmente, ao criar um portal online que os dá a conhecer ao público.

 

- publicidade -

Com a Primavera e o Verão, o abandono de animais agrava-se. Começa, as épocas de férias e muitos aproveitam para deixar os seus animais para trás.
O Município da Nazaré disponibilizou, na semana passada, uma plataforma para a adopção dos animais que se encontram aos cuidados do canil municipal.
Em adota.cm-nazare.pt, os interessados irão encontrar toda a informação necessária acerca dos animais em canil, assim como as condições que deverão cumprir para dar início a um processo de adoção.
O espaço, localizado nas imediações do Monte de S. Bartolomeu, alberga, atualmente, mais de 90 animais. Todos aguardam por uma nova oportunidade de vida, através do processo de adoção responsável.
“O canil está numa lotação máxima”, explica o vereador da Câmara Municipal, Orlando Rodrigues, que alerta para o principal problema que não se resolverá com mais ampliações do equipamento: “o problema é o aumento do número de abandonos e os maus tratos infligidos a animais domésticos. Esse é um dos problemas sociais que teremos que combater”.
Sobre a plataforma “Adota.pt”, o vereador diz que ali se “podem consultar as informações completas relativa a cada um dos animais disponíveis para adoção”, tais como as características, o porte e as necessidades de cada um “para que a escolha se possa adequar às condições de residência dos futuros donos”.
A sensibilização da população para as questões da higiene e saúde pública, que passa também pelo não abandono de animais domésticos, esteve na origem de uma ação conjunta da Câmara da Nazaré com a empresa SUMA no passado sábado, nas ruas da Nazaré.
A ação procurou, ainda, sensibilizar os munícipes e visitantes para a necessidade de recolha dos dejetos caninos das ruas.
“É uma situação que queremos erradicar e, para isso, precisamos do apoio dos munícipes com animais domésticos. Vamos todos contribuir para manter os nossos passeios limpos”, apelou Walter Chicharro, Presidente do Município da Nazaré.
Além de alertar os munícipes para estas questões, o portal apresenta notícias e dicas do mundo dos animais de companhia.

- publicidade -