A Expoeste foi no passado fim-de-semana o palco da 16ª Exposição Canina Nacional das Caldas da Rainha e da 9ª Exposição Internacional Canina, que tiveram a coordenação do Clube Português de Canicultura. Os certames têm como principal atractivo os respectivos concursos caninos, que ultrapassaram largamente os 500 exemplares inscritos em cada prova.
Para os criadores, esta é uma oportunidade para mostrar e pôr à prova os seus exemplares. Para os visitantes, há o atractivo de ver cães que respeitam todas as matrizes das diversas raças. Além dos exemplares adultos, houve também competição para os mais pequenos, sempre muito apreciados pelo público.

Em prova estiveram concorrentes de 12 países europeus, que também contribuíram para a economia da região nestes dois dias de estadia.
Passando aos amigos de quatro patas, foi possível apreciar algumas das mais prestigiadas raças caninas do mundo, como o Cão de Água Português, Cães de Pastores Britânicos, Belgas e Alemães, Boxer, Bulldog, Terrier e Yorkshire, entre outros.
Na prova de sábado, com 584 inscritos, o melhor exemplar da Exposição foi a Samoiedo “Dorian Spring Charleen Lumiere De La Vie” de Pedro Brito. No pódio ficaram ainda “Bulls Camelot Avalon the Legendary”, um Bulldog Inglês Rodriguez & Sandra Canas, e o Cão de Água Português “Claircreek Faro do Atlântico”, de Donna Gottdenker & Arthue On.

A exposição também premiou o Perdigueiro Português como melhor exemplar de raças portuguesas, seguido do Cão da Serra da Estrela de pelo curto e pelo Cão da Serra de Aires.
Na prova de domingo, de cariz internacional e que juntou 576 exemplares, o vencedor foi “Casa Alto Cristelo Storm Guerdiano Windsor”, um exemplar de raça Bullmastiff, de Ricardo Silva. O vencedor do dia anterior ficou em segundo lugar e “Paradise Hope dos Loveandbull”, um Bouledogue Francês de Celestina Neves, fechou o pódio.
Entre as raças portuguesas, a vitória foi para o Cão Serra De Aires, com o Cão da Serra da Estrela de pelo comprido em segundo e o Barbado da Terceira em terceiro.
No fim-de-semana de 30 e 31 de Março é a vez do Pavilhão Multisusos de Arruda dos Vinhos receber aquela que será a primeira exposição Canina Nacional realizada naquele concelho. A iniciativa será da responsabilidade da Câmara de Arruda dos Vinhos.


































