É tempo de ajudar o seu gato ou gatinho a instalar-se na sua nova casa. Com os conselhos que lhe daremos aqui pretendemos ajuda-lo a ambientar-se aos seus novos territórios.
As primeiras horas depois de o trazer para casa podem realmente influenciar o modo como ele irá aceitar a sua nova vida. Em primeiro lugar e muito importante, esteja preparado para ser muito paciente e nunca tentar apressar o seu gato a fazer coisas que ele pode ainda não estar preparado para as fazer.O território é vital para os gatos. Antes de o ir buscar, prepare um espaço dedicado e seguro para ele. Esta área deve incluir:- brinquedos e espaço para ele brincar;- uma área para a comida e para a água;- pelo menos uma casa de banho com areia ou sílica, colocada longe da água e da comida, num local com privacidade se possivel;- um local adequado para dormir ou idealmente proporcionar vários à escolha;- um arranhador;- um local que lhe permita esconder-se e refugiar-se – uma caixa de cartão virada com um buraco num dos lados, uma cama tipo igloo ou simplesmente um espaço debaixo da cama;- um local de observação – os gatos sentem-se confortáveis se estiverem num sítio alto onde podem observar sem serem notados, um móvel com prateleiras servirá.
O significado dos odoresOs gatos confiam fortemente no seu sentido de olfacto e ambientam-se melhor e mais rapidamente, no seu novo território, se os odores lhes forem familiares. Para ajudar o seu gato a familiarizar-se com o seu odor, leve uma peça de vestuário sua ou um cobertor da sua casa e deixe com ele uns dias antes de o recolher para casa. Quando o recolher, traga essa peça de roupa, que agora terá o seu odor misturado com o dele, fechada num saco de plástico para manter essa mistura de odores ativa.Poder-se-á utilizar odores sintéticos com feromonas faciais, que transmitem aos gatos uma sensação de bem estar e segurança. Estes encontram-se à venda sob a forma de sprays.
Os primeiros passosComo o seu gato irá reagir a um ambiente estranho, com gente estranha dependerá inteiramente no seu carácter. Em seguida aconselhamos uma linha de conduta de como se deve introduzir o seu gato na sua nova casa e à sua nova família. Sejamos pacientes e tomemos um passo de cada vez. Só você poderá ajuizar se o seu gato se encontra confortável para passarmos para a etapa seguinte.Quando chegar a casa, deixe o seu gato sozinho, por mais ou menos uma hora, para explorar o espaço que lhe preparou. Quando voltar a entrar nesse espaço, baixe-se ao nível do seu gato, chame-o com a mão e pelo seu nome. Deixe ser ele a vir ter consigo.Se o seu gato escolher esconder-se, sente-se simplesmente com ele e fale com ele calmamente e em tom suave. Não o force a sair do seu esconderijo. Dê-lhe tempo suficiente para se adaptar e continue a visita-lo até que ele se habitue à sua presença. Desde que ele coma e use a casa de banho não há razão para alarme. Se o seu gato for extremamente tímido e não quiser sair para comer, tente mover o comedouro para mais perto do seu esconderijo e deixe-o sozinho.Podemos tentar com brincadeiras e com brinquedos que ele deixe o seu esconderijo. As brincadeiras são uma ferramenta para estabelecer laços, não são tão intimidatórias como o contacto físico, liberta a ansiedade e gasta energia. Poderá descobrir que é mais fácil encorajar o seu gato a brincar de madrugada ou ao lusco fusco, pois são alturas do dia em que os felinos são naturalmente mais activos.Alguns gatos não tiveram contactos com as pessoas ou estes foram esporádicos ou ainda as experiências com pessoas foram traumáticas – seja, portanto, paciente, o seu gato irá com o tempo ganhar confiança em si.
França AndradeMédico Veterináriofarmanimal@farmanimal-lda.com

































