Nos dias 28 e 29 de Abril realiza-se uma sessão de anilhagem de aves no Paul de Tornada. A actividade é gratuita e aberta ao público em geral, decorre entre 7h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 17h00 de sábado e durante a manhã de domingo.
A anilhagem é uma técnica científica que consiste em prender uma anilha de metal com um código único numa das patas das aves. Dessa forma é possível perceber por onde andou a ave, bem como registar a evolução da mesma.
Para isso são montadas redes nos locais de passagem das aves, às quais a equipa se desloca de hora a hora para retirar os pássaros presos e os colocar em sacos de pano individuais.
Depois, regista-se a idade, as medidas (bico, asa, entre outras), o peso, a gordura e a massa muscular e, depois das fotografias, liberta-se o animal. Este processo deve ser feito no menor tempo possível para não causar stress na ave.
Os dados fornecidos permitem estudar a evolução daquele exemplar e da espécie, as suas rotas migratórias e áreas de repouso, a taxa de sobrevivência e de reprodução. Desta forma, é possível retirar conclusões que permitam combater a extinção de algumas espécies.
A simplicidade e rigor que o método oferece, bem como o baixo custo, quando comparado com tecnologias mais recentes por satélite, fazem com que ainda hoje seja um dos métodos mais usados e fiáveis para o estudo das aves.
Mais informações através do e-mail: centroecologicopauldetornada@gmail.com ou dos tel. 262881790 e 935373571. I.V.


































