Mantra Kirtanam: domínio do som da vibração e da harmonia
Quando praticamos Yoga, verificamos que a maioria das disciplinas técnicas que experienciamos, não se demonstram. São vivências pessoais que aguçam a ligação ao nosso “Eu” interno, envolvendo o nosso corpo, a nossa mente e as nossas emoções, num aprimoramento do que há de mais sublime no nosso ser. É nesse campo que a prática do Yoga atua e produz um elevado números de benefícios de saúde e bem-estar.
É uma atividade de vastas abordagens com rumo ao subtil, aprofundando as virtudes e qualidades de cada praticante, devolvendo-lhe a saúde, o bem-estar e o equilíbrio na vida.
Imensas revelações individuais surgem durante as aulas práticas do Yoga, mas para o exterior quase nada trespassa, a não ser em aspetos quotidianos sentirmo-nos mais pacientes, mais tolerantes, só por si aspetos suficientes para que a experiência, ainda que subtil e não visível seja reveladora. Mas, compreendermos como a gratidão se trona a chave de uma existência plena que se deseja saudável e feliz é o coroar do esforço por vezes sentido numa aula.
Os mantra kírtanam (domínio do sons extroversores, da vibração e da harmonia), á semelhança dos Ásana (posições psico-bio-físicas), são exceção, pois são disciplinas bem visíveis e corrigíveis, por isso, possíveis de demonstrar. No caso dos mantra não pela expressão física e corporal mas, pelo uso do aparelho de fonação, pela produção de melodias e vocalização de agradáveis sons. Poderemos assim afirmar que são uma parte também demonstrável do Yoga. Por consequência com maior facilidade de correção e aprimoramento.
Os Kírtanam têm musicalidade, ritmo e provocam uma alegre descontração, criando um ambiente de bem-estar contagiante, desenvolvendo o mental artístico e aprimorando o sentido auditivo, reforçando a verdade do provérbio: “de quem canta seus males espanta”.
É, através da vibração que tudo o que existe tem forma. Os mantra têm uma chave sonora quando executados sem deturpação tornam-se numa fiel cópia que abre a fechadura tonificadora e reforçadora da saúde.
Para efetuar corretamente os mantra Kírtanam é necessário ter um bom guru e aprender o alfabeto devanágari, assim aprender a pronunciar corretamente a língua samskrta/sânscrito (mãe das línguas indo-europeias) com o propósito de projetar o som e a vibração desejada.
Os kírtanam executam-se no método solista-coro sendo efetuados de forma sonora com musicalidade, alegria e ritmo. Porque tudo é filho de vibração, que produz o som, por isso tudo no Universo se canta.
Pedro M. Capinha
Professor de Yoga da Confederação Portuguesa do Yoga
Vice-Presidente da Associação Regional do Yoga do Centro (ARYOC)
Diretor do Áshrama de Leiria – Centro do Yoga de Leiria
Presidente do Centro do Yoga Sámkhya, Associação. (CYSA) de Caldas da Rainha


































