Região tem leque alargado de oferta formativa nas áreas de saúde e bem-estar

0
453
Há um crescendo de procura entre os jovens para as profissões nestas áreas

Oeste tem um conjunto de formações profissionais na área da saúde e bem-estar, que se complementam com os cursos superiores do Politécnico de Leiria

A área da saúde e bem-estar é vista por vários estudos e especialistas como um dos tipos de profissões com melhores perspetivas de sucesso no futuro, em comparação com outro tipo de atividades que estarão mais suscetíveis à automatização e que, por consequência, se estima que haja degradação da empregabilidade..
No Oeste, a saúde e bem-estar tem sido encarada como uma aposta de futuro, também, para a sustentabilidade do próprio território, tirando partido da capacidade que a região tem para conciliar estas áreas da saúde, do bem-estar e o termalismo com a capacidade de atração turística.
Essa aposta tem sido acompanhada com o crescimento da oferta formativa nestas áreas, com a disponibilização de um conjunto de cursos que visam formar profissionais altamente qualificados, tanto ao nível dos cursos técnicos de formação profissional, como a nível da formação superior, em articulação com o Politécnico de Leiria e a sua Escola Superior de Saúde de Leiria.
Começando pela formação profissional, são várias as escolas do Oeste a disponibilizar oferta na área da saúde e bem-estar.
Começando pelas Caldas da Rainha, a ETEO – Escola Técnica Empresarial do Oeste oferece o curso de Técnico Auxiliar de Saúde, que visa formar profissionais que auxiliam na prestação de cuidados de saúde aos utentes, na recolha e transporte de amostras biológicas, na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na limpeza e higienização dos espaços e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde, sob orientações do profissional de saúde. Esta escola tem, ainda, no seu currículo letivo o curso de Técnico de Termalismo, que tem por objetivo formar profissionais para um setor que está em revitalização na região, capazes de desempenhar funções inerentes ao processo terapêutico termal nas suas diversas aplicações, desde a prevenção, cura e reabilitação, à intervenção na ótica da promoção da saúde e do bem­estar.
Também na EHTO – Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, a formação no termalismo passou a ser aposta em 2020com o curso de Turismo Saúde e Bem-Estar. Esta nova formação assenta nas áreas do termalismo, talassoterapia e Spa e tem por objetivo ir de encontro às necessidades das empresas, capacitando os profissionais com qualificação adequada.
Voltando ao curso de Técnico Auxiliar de Saúde, há mais três escolas na região a oferecer esta área de formação, nomeadamente o Externato Dom Fuas Roupinho, na Nazaré, a Escola Secundária Henriques Nogueira e a Escola Profissional de Penafirme, ambas em Torres Vedras.
Também em Torres Vedras, o Politécnico de Leiria oferece um conjunto de cursos TeSP – Técnicos Superiores Profissionais são ciclos de estudo de ensino superior que têm a duração de quatro semestres letivos e permitem a obtenção de um diploma de técnico superior profissional equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação.
Nas áreas específicas de saúde e bem-estar, o IPL tem na sua oferta formativa os cursos TeSP de Análises Laboratoriais, Alimentação Saudável, Gerontologia, Produtos de Apoio em Saúde e ainda o de Secretariado Clínico.
Já fora do Oeste, mas enquadrada na região, o Politécnico de Leiria tem ainda a Escola Superior de Saúde, justamente em Leiria, com um conjunto de cursos superiores nas áreas de saúde e bem-estar. Os cursos disponíveis são os de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e ainda o de Dietética e Nutrição.

- publicidade -