O papel do Psicólogo em contexto escolar

0
1440

Muito se tem falado acerca da importância do aumento do número de Psicólogos na escola portuguesa. Porquê? Afinal, o que faz exatamente um Psicólogo em contexto escolar?
É comummente aceite que o psicólogo escolar contribuir para o melhor desempenho dos alunos, uma vez que as suas dificuldades de aprendizagem, de comportamento ou alterações emocionais poderão ser detetadas e acompanhadas atempadamente.
O Psicólogo escolar atua (ou devia atuar) em toda a comunidade educativa, como elo de ligação, potenciador do melhor funcionamento do sistema.
Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os professores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o aluno, principalmente no que toca à motivação e às dificuldades de aprendizagem. O seu alvo são as necessidades da criança na escola (sejam elas de que cariz for), o desenvolvimento das capacidades e as dificuldades decorrentes de défice de atenção, hiperatividade, problemas emocionais, comportamentais, etc.
O seu papel mais notado é a Orientação Vocacional, mas são de salientar todo um amplo espectro de atuação. Ações de prevenção dos comportamentos de risco, sensibilização para temas como a sexualidade, agressividade, relacionamento interpessoal, fomentar bons hábitos de estudo, formação de professores sobre as temáticas emergentes – dislexia, discalculia, disortografia, despiste e atuação nas necessidades educativas mais frequentes, atendimento das situações de emergência diárias, acompanhamento psiceducativo aos alunos com necessidades educativas, entre um sem número de situações novas e inesperadas que surgem a toda a hora.
Assim, o Psicólogo participa como membro integrante dos conselhos de turma, dialogando com os professores e pais sobre o desenvolvimento académico e pessoal dos alunos, metodologia e objetivos, com vista à redução do insucesso escolar, potenciando a integração e a realização pessoal de todos os intervenientes no processo de aprendizagem.
Como será de notar, o tanto que há para fazer é inversamente proporcional ao número de técnicos no sistema educativo português e sua disponibilidade…

Psicóloga Clínica

Sara Carvalho Malhoa

- publicidade -