Início Temáticas Gazeta da Saúde e Bem-Estar Quando os nossos filhos dormem mal

Quando os nossos filhos dormem mal

0
Quando os nossos filhos dormem mal
|D.R.

O sono é um processo fundamental na vida do ser humano.

As actividades crescentes das crianças e dos adolescentes, muitas vezes, impõem um padrão de sono irregular, insatisfatório e em ambientes e condições inadequadas, o que se reflecte nos  crescentes distúrbios de comportamento decorrentes de noites mal dormidas.
Dos 3 aos 6 anos, a vida social e familiar tornam-se cada vez mais apetecíveis, daí a relutância em ir para a cama. Os pais passam o dia fora, o único momento em que podem conviver com os filhos é à noite. Assim, as crianças pedem sempre mais cinco minutos, mais uma história, mais um beijinho, insistem em dormir na cama dos pais e estes, talvez pelo sentimento de culpa por estarem pouco tempo junto dos filhos, têm dificuldade na colocação de limites, agravando o problema.
O ideal é que se estabeleçam momentos para que pais e filhos partilhem tempo de qualidade. É importante prevenir a hiperestimulação, preferindo actividades relaxantes e avisando da aproximação do horário de dormir, para que tenham tempo de se preparar para esta fase da rotina diária.  Para crianças e adolescentes terem uma boa noite de sono, precisam de criar rotinas, dormindo e acordando sempre à mesma hora. Uma criança que dorme durante toda a noite é, quase sempre, garantia de bom humor e energia na manhã seguinte.
Assim, se o seu filho dorme mal, consulte um especialista e… boas noites de sono tranquilo!

Psicóloga Clínica
Sara Malhoa

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.