Quando os nossos filhos dormem mal

0
1071
notícias das Caldas
|D.R.

O sono é um processo fundamental na vida do ser humano.

As actividades crescentes das crianças e dos adolescentes, muitas vezes, impõem um padrão de sono irregular, insatisfatório e em ambientes e condições inadequadas, o que se reflecte nos  crescentes distúrbios de comportamento decorrentes de noites mal dormidas.
Dos 3 aos 6 anos, a vida social e familiar tornam-se cada vez mais apetecíveis, daí a relutância em ir para a cama. Os pais passam o dia fora, o único momento em que podem conviver com os filhos é à noite. Assim, as crianças pedem sempre mais cinco minutos, mais uma história, mais um beijinho, insistem em dormir na cama dos pais e estes, talvez pelo sentimento de culpa por estarem pouco tempo junto dos filhos, têm dificuldade na colocação de limites, agravando o problema.
O ideal é que se estabeleçam momentos para que pais e filhos partilhem tempo de qualidade. É importante prevenir a hiperestimulação, preferindo actividades relaxantes e avisando da aproximação do horário de dormir, para que tenham tempo de se preparar para esta fase da rotina diária.  Para crianças e adolescentes terem uma boa noite de sono, precisam de criar rotinas, dormindo e acordando sempre à mesma hora. Uma criança que dorme durante toda a noite é, quase sempre, garantia de bom humor e energia na manhã seguinte.
Assim, se o seu filho dorme mal, consulte um especialista e… boas noites de sono tranquilo!

Psicóloga Clínica
Sara Malhoa

- publicidade -