O Yoga é saúde! – Ásana: Posições Psicobiofísicas

0
820
Gazeta das Caldas

IMG_1106O Ásana é a parte mais visível e fácil de demonstrar no Yoga.
Os Ásana são posições estáveis agradáveis e confortáveis que devolvem flexibilidade á coluna vertebral, e promovem o tónus muscular, o alongamento dos tendões e a flexibilidade articular. De forma geral ajudam a tonificar os órgãos onde intervêm, os tecidos e os músculos. Simultaneamente contribuem para eliminar tensões e excitações, promovendo a serenidade do corpo que, gradualmente experimenta no exercício a consciencialização de si. A permanência em cada Ásana no tempo necessário para que o oxigénio e a energia cheguem as células, potencia a eliminação de toxinas do corpo, purificando o organismo do praticante.
Permanecer com firmeza e simultaneamente sentir-se à-vontade, elimina a agitação corporal e concentra as energias dispersas, aciona a circulação sanguínea e linfática, estimulando o sistema endócrino.
Através da prática regular, com o aperfeiçoamento dos Ásana adquire-se descontração desvanecendo-se qualquer situação dolorosa decorrente da sua excussão, aumentando o autocontrolo e a confiança e consequente domínio do corpo e do equilíbrio.
Assim, confere-se flexibilidade ao corpo, exercita-se e fortalece-se a coluna vertebral, combate-se as fraquezas do organismo.
O praticante vai experienciando novas sensações, o seu corpo esvazia-se de tensões, dissolve-se no espaço infinito e adquire uma dimensão cósmica humana.
Os Ásana no Yoga constituem uma prática adoptada às exigências do quotidiano num esforço consciente e gratificante. Poderão ser adaptados a qualquer idade ou condição física, preparando com extraordinária eficácia o corpo e a mente para os desafios do dia-a-dia.

Pedro M. Capinha
Diretor do Áshrama de Leiria – Centro do Yoga e Presidente da CYSA- Associação do Yoga Sámkhya de Caldas da Rainha.

- publicidade -