Este deve ser o pensamento que nos passa pela cabeça nestes últimos dias: O sol cada vez mais tímido, o regresso às aulas, o regresso aos trabalhos, o regresso aos treinos e o regresso às nossas rotinas.
Esta é aquela hora em que começamos a fazer “contas aos estragos” do Verão e às jantaradas com os amigos, finais de dia a petiscar, dias inteiros de ócio…enfim, as coisas boas das férias …e que devem fazer parte…das férias!!!
Nestas “contas” sabemos que o maior desejo é regressar rapidamente à boa forma e “fazer as Pazes” com o nosso corpo e a nossa mente. Mas não nos devemos deixar “atropelar” pela pressa para chegar rápido aos resultados. Temos uma excelente notícia para si: temos tempo?
Temos tempo porque este processo envolve várias adaptações; temos tempo porque o próximo verão ainda está longe; temos tempo porque é necessário tempo para que consigamos voltar a equilibrar a balança da nossa vida sempre que algo nos cause algum…desequilíbrio!!!
Passemos à prática. Eis os passos que nos parecem fundamentais para um regresso aos treinos de uma forma duradoura:
Redefinir Metas e Prioridades – As Metas deverão ser definidas por nós. A nossa conjuntura familiar e social ajuda-nos a definir as prioridades. Escreva-as num papel, a letras maiúsculas, e coloque num local bem visível na sua casa. Será importante assumir essas metas e prioridades quer para si, quer perante aqueles que vivem consigo.
Escolher uma modalidade / local onde se sinta bem e acolhido. Grande parte do abandono da atividade física acontece porque as pessoas não se revêm naquelas circunstâncias e não se sentem ligadas aquelas pessoas/local.
Experimentar novas Aulas e novos formatos de treino. A variabilidade e o cross-training são importantes para a longevidade na prática de exercício físico.
“Desintoxicação” – depois de períodos de excessos é fundamental reduzir o nível de toxinas circulantes no organismo e reduzir todos os fatores de inflamação decorrentes da alimentação. A ajuda de um profissional qualificado é de aconselhável uma vez que cada indivíduo tem necessidades específicas e estas podem variar conforme as circunstâncias;
Retomar uma alimentação equilibrada e sobretudo exequível. Não vale a pena encetar uma dieta miraculosa se vai ter dificuldades em cumpri-la e em integra-la na sua vida posteriormente.
Resistir! – Resistir à tentação de desistir e de abandonar este desafio. Temos que ter consciência que as coisas não acontecem sempre da mesma forma e que o nosso organismo não reage sempre da mesma maneira. NÃO SOMOS MÁQUINAS…corrigindo, somos umas máquinas perfeitas mas que têm um centro de comando ligado ao querer e ao poder, ligado ao Cérebro e à Emoção!
Voltar a tentar – quando as coisas não resultarem à primeira tal e qual como tínhamos planeado, está na altura de redefinir e voltar a tentar! Fale com o seu Gestor de Treino. Mais do que ninguém ele poderá ajudar a encontrar novas soluções.
Os regressos são bons. Pessoalmente acho-os deliciosos!!
A expectativa e a vontade de retomar algo deixa-me com uma energia brutal!!
O Verão chegou ao fim…Finalmente!!!
Pedro Simão
Diretor Balance Club

































