O que é a Massagem Infantil?
É uma prática ancestral com raízes na Ásia, onde se revela a importância física e espiritual do toque, que é percecionado como sendo benéfico na relação pais/filhos e por isso vital para o desenvolvimento harmonioso das crianças. Esta poderá ser uma ferramenta útil no exercício do papel parental. Os estudos mostram que promove o desenvolvimento da criança nas diversas dimensões, trazendo vários benefícios para a saúde e bem-estar da mesma. Os quatro benefícios principais são: estimulação, alívio, interação e relaxamento.
Em 1986, Vimala McClure fundou a International Association of Infant Massage (IAIM), iniciando assim um programa para ensinar os pais (McCLURE, 2008), com o objetivo de promover os afetos, o toque e a vinculação entre pais e crianças. Em Portugal, foi criada a Associação Portuguesa de Massagem Infantil (APMI).
Os cursos de massagem infantil, não se centram exclusivamente no ensino das técnicas da massagem, mas também no treino de competências parentais, debate sobre temas diversos, constituindo um espaço privilegiado de partilha de experiências e de esclarecimento de dúvidas características do novo ciclo vital.
Como podem os pais ter acesso ao Curso de Massagem Infantil?
Existem Instrutores Certificados distribuídos pelo país, a trabalhar no privado ou inseridos em Unidades Funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) (sendo que nestas unidades os cursos são gratuitos).
Dr. Ashley Montagu escreveu: “Os seres humanos não podem sobreviver sem toque, é uma necessidade básica de comportamento.”
Referências Bibliográficas
McCLURE, Vimala S. (2000). Infant Massage: Handbook for loving Parents. New York: Bantam Books.
www.iaim.org.uk
Andreia Eunice Pinto Magina
Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica e Instrutora de Massagem Infantil certificada pela IAIM
andreiauccoaz@gmail.com

































