Cardiologia e de Psicologia registaram maior crescimento entre as 25 áreas de especialidade fornecidas pela associação mutualista
O Montepio Rainha D. Leonor revelou, esta semana, ter registado um aumento generalizado da atividade clínica durante o primeiro trimestre de 2022 relativamente a 2020 e a 2021, com destaque para o serviço de urgências e para as consultas de especialidades de Cardiologia e de Psicologia.
Segundo os dados recentemente divulgados pela associação mutualista, em maio deste ano, o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) registou um crescimento de cerca de 68% do número de consultas efetuadas em relação às médias dos dois anos anteriores, e de 28% em relação à média dos primeiros cinco meses de 2022.
O crescimento na atividade clínica nos primeiros cinco meses deste ano, em média, em comparação com as dos dois anos transatos, estende-se também a todas as especialidades (25 no total), entre as quais se salientam as áreas de Cardiologia (subida de 60%), Psicologia (48%), Urologia (35%), Ortopedia (26%), Psiquiatria (23%), Otorrino (21%) e Exames de Gastrenterologia (20%). “O desenvolvimento do Montepio RDL é trabalho de todos”, frisa a instituição.
A pandemia afetou a prestação de serviços pelo Montepio, nomeadamente pela Casa de Saúde, que foi “o setor de atividade mais exposto e condicionado” , como explica o relatório do orçamento e do plano de atividades para 2022 da instituição.
“Todos os planos de contingência se refletiram com grande impacto, quer na organização quer na rentabilidade dos seus serviços”, frisa, acrescentando que, “em 2022, sem exceção, manter-se-á ainda uma enorme expectativa quanto ao comportamento da pandemia e das diretivas que emanarão da DGS, cujo impacto no comportamento dos utentes/clientes ditarão os níveis de procura pelos nossos serviços.” ■

































