“Qualquer um pode zangar-se – isso é fácil.
Mas zangar-se com a pessoa certa, na justa medida, no momento certo, pela razão certa e da maneira certa – isso não é fácil.” (Aristóteles, “Ética a Nicómaco”)
Por inteligência emocional entende-se o reconhecimento de sentimentos ou emoções em si e nos outros, saber geri-los, utilizá-los para se automotivar e aplicá-los nas diversas relações que desenvolve (Daniel Goleman).
Sabe-se que 90% das pessoas com maiores níveis de desempenho também têm elevados níveis de inteligência emocional.
Pessoas emocionalmente inteligentes mantém o foco naquilo que é positivo, ou seja: não perdem muito tempo e energia a pensar nos problemas que têm, não perdem muito tempo a ouvir as queixas dos outros e tendem a evitar as pessoas que têm posturas mais negativas.
Sabem ser assertivas quando a situação o exige. Mas não descuram na atenção que dão às coisas. Logo, não criam inimizades sem necessidade.
Assumem facilmente que o crescimento é contínuo, estão recetivos a novas ideias e sabem que têm muito para aprender com todos aqueles com que se relacionam.
A inteligência emocional, na sua definição básica, comporta cinco domínios principais (Salovey & Mayer):
– Autoconsciência, o reconhecimento de um sentimento enquanto ele está a acontecer, é a base da inteligência emocional, isto é, sermos capazes de controlar as emoções e agir de acordo;
– Gerir as emoções, lidar com as emoções de forma adequada é uma competência que nasce do autoconhecimento. A capacidade de controlar a ansiedade, a tristeza ou a irritabilidade ajuda-nos a uma maior estabilidade emocional e a um maior domínio sobre as situações;
– Motivarmo-nos, canalizar as emoções em prol de um objetivo é essencial para concentrar a atenção, para a automotivação, e a competência e para a criatividade;
– Empatia é outra das comeptências pessoais relevantes, as pessoas empáticas são mais sensíveis aos sinais sociais que indicam aquilo que os outros necessitam ou desejam. Não deve ser confundido com simpatia, mas sim a capacidade de compreender as emoções dos outros, é quase que como nos colocarmos no lugar deste.
– Relacionamento interpessoal saudável, isto é a capacidade que temos em nos relacionarmos com os outros de forma adequada, assertiva e equilibrada.
A inteligência emocional é um conceito transversal a todas as áreas, devendo ser treinado o mais possível, por qualquer indivíduo, adaptado a qualquer área profissional. Na verdade, todos conseguimos de algum modo fazê-lo em um ou outro domínio. Mais difícil é sê-lo em todas as ocasiões e contextos.
Patricia Oliveira Assistente Social: Contrato Local de Desenvolvimento Social- Municipio Cadaval
Mestre em Bullying e especialização em Aconselhamento Parental e Intervenção com crianças e jovens em perigo.


































