Aproxima-se o final do 1.º período e, para as crianças, as tão desejadas férias.
Na cabeça dos pais a preocupação é outra – onde deixar as crianças nas semanas que se aproximam? Como ocupá-las?
Sobrecarregadas de tarefas diárias e habituadas a estímulos constantes, as crianças de hoje em dias não sabem parar, descansar, estar simplesmente sem fazer nada, e não é que isso é importante?
O descanso na infância é fundamental para o desenvolvimento mental e físico. As crianças que não descansam o tempo que deviam, tendem a ficar mais irritadas. Estas precisam de tempo não organizado pelo adulto para elas próprias aprenderem a gerir.
O descanso não corresponde só a horas de sono mas também a tempo sem ocupação, em que o cérebro não precisa de estar concentrado. Estar sem fazer nada e não se aborrecer por isso é muito importante. Saber gerir o tempo, parar é fundamental.
Uma criança que não dorme bem tem um baixo rendimento no dia seguinte e não consegue ter o desempenho esperado.
Durante o sono, o cérebro organiza-se: elimina resíduos cerebrais, arruma as aprendizagens do dia e consolida as memórias (por isso é que são tão importantes as horas de estudo antes de dormir, isto para os mais crescidos, o cérebro arruma tudo no sítio certo e no dia seguinte teremos todas as novas informações à nossa disposição).
Assim, estabelecer rotinas é fundamental. Se gosta de programar tudo, programe também tempo para o seu filho organizar o seu próprio tempo. Dê-lhe tempo para ter tempo de disfrutar do seu tempo livre!
E você? Não gostaria de ter tempo também?
Boas férias


































