Quem tem filhos nas escolas públicas sabe da dificuldade de preparar lanches saudáveis, saborosos e variados ao longo da semana. E se a alimentação é tão importante para a nossa saúde e bem estar, em idade escolar a alimentação assume um papel ainda mais fundamental pois pode influenciar o desempenho escolar. Não esquecendo que em Portugal, segundo a Associaçãp Portuguesa de Combate à Obesidade Infantil, cerca de 1/3 das crianças sofrem deste problema, esta secção é dedicada a ajudar na preparação dos lanches escolares, com ideias saborosas, coloridas e saudáveis!
É muito importante que os lanches sejam variados, com elevado valor nutricional e que incluam três grupos alimentares distintos: os construtores (elevado teor em proteínas), energéticos (à base de hidratos de carbono e gorduras) e reguladores (ricos em fibras, vitaminas e sais minerais). As crianças em idade escolar estão a crescer todos os dias – e as suas necessidades energéticas variam. Esteja atento – converse com o seu filho, avalie como regressa a lancheira a casa, e tente adequar aos seus gostos, nunca sacrificando alguns princípios saudáveis.
A TER SEMPRE EM CASA:
Pão mistura/escuro, tostas, frutos secos sem sal (amêndoas, cajus, nozes, avelãs, figos, ameixas, tâmaras), fruta, legumes “duros” como cenoura ou pepino que podem ser cortados aos palitos, iogurtes naturais (sem adição de açúcar), leite, bolacha maria, queijo de fatia meio gordo, queijo triângulo, fiambre de aves, compotas caseiras e com baixo teor de açúcar.
A EVITAR:
Doces, bolos, refrigerantes, batatas fritas, bolachas demasiado ricas em gorduras e açúcar, croissants, madalenas embaladas, gomas, etc.
- publicidade -
Nunca esquecer que BEBER ÁGUA é muito importante. Poderá colocar na mochila do seu educando uma garrafa de ÁGUA para beber ao longo do dia.
TEMOS QUE ESTAR ATENTOS! Procure informação.
Dados do Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil (COSI:2008) elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) indicam que: mais de 90% das crianças portuguesas consome fast-food, doces e bebe refrigerantes, pelo menos quatro vezes por semana. Menos de 1% das crianças bebe água todos os dias e só 2% ingere fruta fresca diariamente. Quase 60% das crianças vão para a escola de carro e apenas 40% participam em atividades extra-curriculares que envolvam atividade física.
Nas próximas edições da Gazeta da Saúde e Bem-Estar iremos apresentar pequenas receitas/sugestões de lanches saudáveis.
Deixamos aqui o 1º:
LANCHE DA MANHÃ
1 Maçã + 2 tostas
LANCHE DA TARDE
Iogurte + granola ou outros cerais pouco açucarados (30g) + + morangos (3/4)
Por: Catarina Tacanho, farmacêutica e mãe de 2!