Diabetes: cuide dos seus pés

0
290

Ana Catarina Afonso
médica

A 14 de novembro celebra-se o dia mundial da Diabetes, sendo que uma das complicações frequentes e mais graves desta doença é o pé diabético. Cerca de 25% das pessoas com diabetes apresenta condições propícias ao aparecimento de lesões nos pés, nomeadamente pela alteração da sensibilidade nos pés (neuropatia) e da circulação sanguínea (doença vascular).
Como pode prevenir? Há cuidados gerais importantes a ter no dia-a-dia para evitar estas lesões. O primeiro passo é a observação diária dos pés no final do dia, dando especial atenção aos espaços entre os dedos. Outro cuidado importante é a lavagem diária dos pés com água tépida, seguida de secagem completa dos pés com uma toalha clara de algodão, evitando fricção excessiva da pele. Deve ser realizada uma hidratação diária com aplicação de creme hidratante nos pés e pernas, evitando o espaço entre dedos. Relativamente ao corte das unhas, este não deve ser feito com instrumentos cortantes (como corta-unhas ou tesouras) mas sim com uma lima de cartão uma a duas vezes por semana. Quanto à remoção de calosidades, esta deve ser realizada com uma lixa também uma a duas vezes por semana. Não devem ser utilizadas fontes de calor para aquecer os pés, pois devido às alterações de sensibilidade podem sofrer queimaduras graves. Caso surjam feridas, devem ser limpas apenas com soro fisiológico e procurar a ajuda de um profissional de saúde.
Uma importante aliada na prevenção da diabetes e do pé diabético é a atividade física. Caminhadas, natação, dança ou ciclismo são exercícios que estimulam a circulação sanguínea, ajudando a controlar a pressão arterial e os níveis de açúcar. Também é fulcral o uso de calçado adequado e verificar se este não contém pequenas pedras ou deformidades de forma a evitar feridas. Assim é importante atuar na prevenção destas lesões através de pequenos gestos no dia-a-dia que melhoram a qualidade de vida. ■

- publicidade -