ACeS reativa consulta de Cessação Tabágica

0
396
O objetivo é reduzir a prevalência de população fumadora

Numa primeira fase as consultas estarão disponíveis apenas no Centro de Saúde das Caldas

O ACeS Oeste Norte, “ciente de que o consumo do tabaco continua a ser um dos grandes desafios globais de Saúde Pública, e após o recente estado de emergência sanitária se ter traduzido num significativo retrocesso no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Cessação Tabágica”, reativou as suas consultas de Cessação Tabágica. Numa fase inicial estas consultas, que possibilitam o acompanhamento dos utentes por equipas de saúde especializadas potenciando as taxas de sucesso, estarão disponíveis apenas no Centro de Saúde das Caldas da Rainha, sendo de prever que as mesmas possam abrir em unidades de outros concelhos a curto prazo, nomeadamente em Alcobaça, refere o ACeS.
De acordo com o mesmo agrupamento, a resposta centra-se num conjunto de objetivos nacionais de reduzir a prevalência de população fumadora com 15 ou mais anos para menos de 15% e reduzir a iniciação do consumo do tabaco e de cigarros eletrónicos nos jovens, entre os 13 e os 18 anos, para menos de 30%. Pretende também travar o aumento do consumo de novos produtos de tabaco e de nicotina, diminuir a prevalência de consumo de tabaco nas mulheres, com 15 anos ou mais, para menos de 8% e reduzir a prevalência de mulheres grávidas que fumaram na última gravidez para menos de 8%.
O agendamento das consultas está disponível a qualquer cidadão, podendo ser efetuado presencialmente no centro de saúde das Caldas, por telefone (262839562) ou, preferencialmente, por email para: ctabagica.oestenorte@arslvt.min-saude.pt. ■
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -