A Fisioterapia em Portugal

0
525

Emanuel Vital
fisioterapeuta

Ao contribuir para a melhoria do estado físico, psicológico e social do indivíduo, a Fisioterapia afirma-se como uma profissão que integra e aprofunda o conceito de saúde.
A Fisioterapia intervém, por isso, no continuum que é o estado de saúde para otimizar o movimento, a autonomia funcional, permitindo aos indivíduos e às comunidades desfrutarem de um bem-estar e de uma melhor qualidade de vida relacionada com a saúde.
A Fisioterapia, exercida por fisioterapeutas, conhece a sua existência em Portugal no início da década de sessenta do século XX. Os primeiros fisioterapeutas foram formados no âmbito da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, tendo o primeiro curso de formação tido início em 1957.
De poucas dezenas de fisioterapeutas na década de sessenta do século passado, a poucas centenas no final dos anos 70 e 80, a profissão cresceu exponencialmente nos últimos vinte anos, passando de pouco mais de 2000 fisioterapeutas no início deste século para 3500 em 2010 e cerca de 15000 atualmente.
Os fisioterapeutas em Portugal têm como estruturas representativas a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (criada em 12 de novembro de 1960), o Sindicato dos Fisioterapeutas Portugueses (criado em 16 de janeiro de 1999), e a Ordem dos Fisioterapeutas (criada em 30 de setembro de 2019).
A Fisioterapia traz valor social.
A recuperação ou a melhoria do desempenho físico e mental permite à pessoa uma melhor experiência de vida e uma participação social mais efetiva.
A Fisioterapia contribui para que se possa viver mais anos de vida com menos incapacidade, um indicador de saúde importante e um fator determinante para sustentabilidade do sistema de saúde.
A Fisioterapia cria valor onde existe.
A oferta formativa atrai muitos candidatos e os cursos de Fisioterapia dão robustez às Escolas de Saúde.
No contexto do trabalho, os serviços de Fisioterapia promovem um melhor desempenho dos trabalhadores e uma maior eficiência das empresas.
No desporto, constitui a escora que suporta os êxitos dos atletas e das equipas.
Na ciência, traz novos saberes ao mundo.
Na tecnologia, alarga as fronteiras da funcionalidade, criando e recriando novos dispositivos e equipamentos.
Bebés, crianças, adolescentes, adultos, homens e mulheres, e idosos também, conhecem e reconhecem o benefício da Fisioterapia.
Estima-se em mais de 150.000 os portugueses que, todos os dias, recorrem aos fisioterapeutas.
A Fisioterapia é a terceira maior profissão prestadora de cuidados de saúde, em Portugal e no mundo. São mais de quinze mil os portugueses que escolheram ser fisioterapeutas.

- publicidade -